Melgaço, atento às dinâmicas europeias, participou no Programa URBACT: ‘Finding opportunities in declining cities. Working with civil society to reverse decline in small and medium sized towns – Altena’. Tal como o nome indica, este programa visa encontrar soluções em conjunto com a sociedade para reverter a perda de população. Um problema que afeta quase metade (40%) das cidades europeias. Altena, na Alemanha, aceitou a parceria para participar neste programa, com um restrito número de cidades europeias. A saber: Melgaço, Al?ksne (Letônia), Idrija (Eslovénia), Nyirbator (Hungria), Manresa (Espanha), Igoumenitsa (Grécia) e Isérnia (Itália). Neste âmbito, no terreno esteve um projeto europeu de transferência das boas práticas e estratégias de gestão urbana, na reversão de processos de declínio de grande duração e estagnação urbana, seja demográfica/social ou económica. Numa Europa que é mais de regiões do que de países, Melgaço está atento às oportunidades que possam ser positivas para o território.
HISTÓRIA
O programa Urbact/ RegrowCity, MelgaçoTemPopUp, encerrou em julho de 2021, numa cerimónia que contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Fruto do sucesso deste programa e da dinâmica que imprimiu à Vila da Melgaço, o Presidente da Câmara, Manoel Batista, decidiu dar continuidade ao mesmo até final de 2022. Desde que arrancou em 2019, o programa Melgaço Tem Pop-Up foi alavancando o nosso concelho: concretizaram-se 11 projetos de negócio / atividades, contando, nomeadamente, com 16 projetos lojistas e duas lojas âncoras com atividades de IPSS´s, artistas, e demais sociedade civil. Destes, 12 maturaram o modelo de negócio e transitaram já em permanente/definitivo, sejam em espaços inicialmente afetos ao programa, seja em lugar próprio fora deste:

TOTAL DE PROJETOS /lojas - 16
– Bolos e Bolinhos Gourmet (Bernardete Pereira)
– Loja de Antiguidades (Ana Maria Gregório)
– Elisangela Castro na loja âncora_ primeiro projeto
– Cantinho da Bé (Eduarda Nabeiro)
– Sabor do Céu (Elisangela Castro)
– LP Alumínios (Leonel Pires)
– Old Street Studio (Joana Reinales)
– Story Board – Photography (Tiago Fernandes)
– Diversidade De Fotografias (Carla Sousa)
– Sapataria Alves (Cindy Castro)
– Artpaulabijus (Paula Ferreira)
– Estética (Flávia Oliveira)

JULHO2021
– Roscas de Melgaço (Madalena Barbosa)
- FLOR DE ALGODÃO (Patrícia e Kelly Veloso)
- Aulas de Música para crianças e sessões de Psicologia (Manuela Lobato)
- Loja de Informática (Francisco Pereira)

TOTAL DE PROJETOS QUE PERDURARAM PARA ALÉM DO PROGRAMA
– Bolos e Bolinhos Gourmet (Bernardete Nabeiro)
– Cantinho da Bé (Eduarda Nabeiro)
– Sabor do Céu (Elisangela Castro)
– LP Alumínios (Leonel Pires)
– Old Street Studio (Joana Reinales)
– Sapataria Alves (Cindy Castro)
– Artpaulabijus (Paula Ferreira)
– Estética (Flávia Oliveira)
– Roscas de Melgaço (Madalena Barbosa)
- FLOR DE ALGODÃO (Patrícia e Kelly Veloso)
- Aulas de Música para crianças e sessões de Psicologia (Manuela Lobato)
COMO TUDO COMEÇOU…
Altena que lidera a rede Re-grow City tem um histórico de boas práticas, amplamente reconhecidas e premiadas mundialmente, que facilitam o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis para enfrentar as causas e consequências do encolhimento urbano. Altena é o exemplo de que a resposta ao declínio está enraizada nos recursos e conhecimento locais.

Esta localidade alemã desenvolveu um projeto para o aproveitamento das lojas vazias no centro da cidade, que apelidou de LOJAS POP UP. Com o empenho do município e da sociedade civil foi desenvolvido um conceito que passa pela ocupação provisória dos espaços devolutos.

As lojas pop-up são um instrumento amplamente utilizado para a revitalização económica de territórios de todos os tamanhos. Tentar o método pop-up, lutando com 30 anos de declínio contínuo, foi uma tentativa ousada mas visionária para enfrentar os problemas decorrentes de um número crescente de lojas vazias no centro da cidade e consequente estagnação da vida local. Foi de tal forma um grande sucesso que a Comunidade Europeia decidiu que era um bom exemplo a ser seguido em municípios com os mesmos problemas.

Nasceu assim o projeto de “transferência” desse bom exemplo para alguns municípios europeias.
POP-UP SHOPS
Não são um fim em si mesmo, mas uma ferramenta para atingir os objectivos.. Assim como lojas vazias não são a raiz do problema, mas um dos muitos efeitos dos territórios em declínio em toda a Europa;

Uma experiência. Mesmo que por um período limitado, a loja POP UP demonstra que a mudança é possível. Apesar de curta duração, serve como uma dinâmica para os residentes e atração para os visitantes, e ajuda os novos empreendedores a testar as suas ideias de negócio com risco mínimo e fundamentando as dinâmicas da Vila de Melgaço;

Apoiar quem tem um projeto novo e receia avançar;

Uma nova forma de pensar as estratégias de reanimação do centro da nossa Vila, acreditando no poder e iniciativa da sociedade civil.


Conheça todas as iniciativas e projetos na página de facebook MelgaçoTemPopUp.