Gastronomia
Durante a Festa do Alvarinho e do Fumeiro o visitante tem ao seu dispor duas formas de degustar os pratos típicos da região e assim desfrutar do melhor da gastronomia local… No recinto da Festa, pode saborear os ricos e variados menús oferecidos nas Tasquinhas, ou pode deslocar-se a um dos restaurantes do concelho, através das Jornadas Gastronómicas.


Melgaço é um roteiro obrigatório para apreciadores e especialistas gastronómicos, dado que aqui sobrevivem usos e costumes que conferem aos produtos locais características de requintado e irresistível sabor.
A cozinha tradicional melgacense é simples mas de grande qualidade, havendo uma relação directa entre os ingredientes colhidos na região e os pratos típicos tradicionais, nomeadamente o cobiçado cabrito assado no forno de cozer o pão, a lampreia com arroz à bordalesa, frita com ovos ou assada, as trutas do Rio Minho abafadas, o sarrabulho, os grelos com rojões, a bola da frigideira, o bolo da pedra, a água d’unto, o bucho doce, as migas doces e os pastéis mimosos. Junte-se-lhe o insinuante presunto, de cor rosa-avermelhada, de Fiães e Castro Laboreiro, os diversos enchidos e acompanhados com um vinho Alvarinho, reúne todas as condições para usufruir de uma refeição magistral.

Tasquinhas
Ao visitar a Festa do Alvarinho e do Fumeiro surpreenda-se com as deliciosas iguarias, especialmente preparadas para si, com sabedoria e tradição, por restaurantes e associações do concelho, e servidas nas diversas tasquinhas típicas localizadas no recinto da Festa.
Os produtos locais, o vinho, o convívio, o calor humano e a animação são apenas alguns dos ingredientes que poderá encontrar neste espaço de reciação de pratos e sabores tradicionais.
Visite as tasquinhas e delicie-se com os bons sabores de antigamente…
Jornadas gastronómicas
Melgaço dá as boas vindas a todos os visitantes e convida-os a sentarem-se à mesa dos diversos restaurantes do concelho, onde poderão saborear a preceito a gastronomia tradicional, confeccionada com a mestria dos saberes e sabores tradicionais.
Assim, e ao longo dos três dias da Festa, aproveite as ementas diversificadas, centradas na gastronomia local e na utilização privilegiada de produtos que há longos anos dão expressão e força à cozinha local, como o cabrito, a lampreia, o presunto e os enchidos, a carne de porco, ou a vitela, entre muitos outros.
E como não podia deixar de ser, todos estes pratos ficarão mais apaladados se forem “regados” com um vinho único – o Alvarinho!
Showcookig
Os vinhos alvarinho são, para além de marcantes e únicos, extremamente versáteis. Ao longo dos três dias da Festa, os visitantes poderão assistir a sessões de SHOWCOOKING, com chefes de renome.
