Caracterização demográfica
População residente por censo e por freguesia e densidade populacional
Entre 1991 e 2001 a população do concelho de Melgaço diminuiu de 11018 para 9996 indivíduos (-9.2%). A nível de NUT III, Minho-Lima, verificou-se uma variação nula da população correspondente a uma taxa de variação de 0.09%. Ao contrário destas duas unidades territoriais, a Região Norte registou um aumento populacional de 6.18% indivíduos.
A partir de 1960, o concelho apresentou sempre uma diminuição da população resultante de variações negativas do saldo fisiológico e migratório. A saída de população para o litoral (êxodo rural) e para o estrangeiro (emigração) com o consequente envelhecimento da população que ficou no concelho resultou em quebras acentuadas da população (de 1960 para 2001 registou-se uma variação negativa da população de -82.1%).
A diminuição da população na década de 80 e 90 terá resultado mais do aumento da taxa de mortalidade derivado do envelhecimento da população do que da saída de população.
N.º de Residentes e Densidade Populacional (Hab/km2) por freguesia do concelho de Melgaço.
Verifica-se que as freguesias de Paderne, Roussas e Vila, concentram 36.49% da população. Assinala-se por outro lado o fraco peso relativo das freguesias mais serranas, sendo de destacar a freguesia de Lamas de Mouro com apenas 148 habitantes. A freguesia de Castro Laboreiro, com 726 habitantes, é no entanto, a freguesia com menor densidade populacional em virtude da sua elevada área territorial.