Observatório Turístico
O Observatório Turístico é um projeto promovido pelo Município, cujo objetivo último é desenvolver o turismo local de forma sustentável, bem como, facilitar o planeamento e a gestão pública e privada da atividade.
Trata-se de um sistema completo composto por recursos humanos, técnicos e tecnológicos todos eles interdisciplinares, que desenha e aplica metodologias de procura de informação com o objetivo de elaborar estatísticas sobre variáveis turísticas específicas e o seu impacto.
Procura agregar informação capaz de ancorar a otimização de recursos, atividades e contribuir decisivamente para uma gestão consolidada e informada do sector do turismo.
A criação do Observatório Turístico de Melgaço representa, acima de tudo, um enorme desafio e um ponto de partida na construção do futuro. Um caminho a percorrer com a participação e envolvimento da população, das instituições e dos agentes económicos do concelho.
Tendo como principal objetivo encontrar as linhas orientadoras para o desenvolvimento do turismo, numa base de sustentabilidade, qualidade e diferenciação, perspetivando simultaneamente o desenvolvimento socioeconómico e cultural da comunidade, o Observatório Turístico irá procurar uma grande articulação entre os diversos “atores” do território que, de forma direta ou indireta, se encontram envolvidos nas temáticas do lazer e turismo.
Metas
As três grandes metas do Observatório Turístico de Melgaço:
- Produzir informação estatística da atividade turística
- Consciencializar os sectores envolvidos e a comunidade local para a importância de um turismo sustentável e de qualidade
- Promover o desenvolvimento do sector turístico
Com o desenvolvimento deste projeto, o Município de Melgaço, os empresários, os investidores, os operadores e agências que trabalham o destino de Melgaço, passam a ter informação mais completa, adequada e real conseguindo, para o efeito, orientar as suas estratégias para um segmento de mercado e possíveis investimentos de um modo muito mais organizado.
Objetivos
- Dispor de informação sobre a oferta e procura turística;
- Analisar o perfil dos visitantes: idade, sexo, profissão, motivações da viagem, duração média, despesa média, etc;
- Avaliar a qualidade de Melgaço como destino turístico, os níveis de satisfação dos turistas e visitantes no âmbito dos serviços turísticos;
- Fomentar a criação de uma rede de informações;
- Sistematizar e divulgar o conhecimento existente e estimular a “produção” de novos conhecimentos;
- Incentivar a profissionalização e o rigor da gestão do sector;
- Consciencializar para o desenvolvimento do turismo de forma sustentável.
Parcerias
Para atingir os objetivos propostos com o Observatório Turístico a Câmara Municipal de Melgaço envolveu um conjunto estratégico de parceiros, sedeados no Minho que, pelo seu know-how e competências adquiridas criarão valor acrescentado ao projeto e para o tecido empresarial.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] encontra-se inserido no Alto Minho, território em que a ocupação e as atividades humanas se desenvolvem numa tradição de valorização dos recursos naturais. O IPVC tem como objetivo prosseguir, através das suas Escolas Superiores, a formação humana, cultural, científica, técnica e profissional de qualidade, realizar a investigação necessária e adequada à prossecução da sua missão e cooperar com a comunidade regional, particularmente no seu tecido produtivo e empresarial, numa perspetiva de permanente diálogo e valorização recíproca.
A Universidade do Minho está atualmente entre as mais prestigiadas instituições de ensino superior do país, tendo também vindo a afirmar-se progressivamente no panorama internacional. Como universidade de investigação, comprometida com a cadeia de valorização do conhecimento: Investigação, Desenvolvimento e Inovação, está também voltada para a envolvente socioeconómica, possuindo inúmeras parcerias de sucesso em projetos de investigação, culturais e de desenvolvimento sócioeconómico