Turismo de Natureza
Desvendar e sentir Melgaço, requer um combinado de observação e vivência só alcançados quando nos envolvemos no seu quotidiano e descobrimos cheiros, sons, vozes, caminhos e recantos.
Esta descoberta realiza-se nas ruas cheias de História que revelam o seu passado, bem como de zonas verdes que se estendem por todo o território, desde a zona ribeirinha até à zona de montanha.
O rio Minho, que alimenta e sacia a sede das nossas margens, também maravilha as nossas gentes, com a sua flora e fauna tão características e peculiares dando-nos momentos de perplexidade, descontração e prazer infindáveis.
Na zona de montanha, entre outros aspetos há que destacar a área protegida portuguesa de estatuto de proteção mais elevado, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, que se caracteriza pela diversidade de ecossistemas pouco alterados pelo Homem e pela diversidade de fauna e flora que possui.
Para que este património possa ser verdadeiramente usufruído agora e seja herdado pelas gerações futuras temos que agir com consciência e responsabilidade, de modo a contrariar a tendência já implementada no resto do planeta, que o aproxima da destruição.
Melgaço realiza anualmente um evento em volta do Turismo de Natureza: ‘Pegada Zero – I Jornadas de Turismo de Natureza – PNPG’. O evento contempla várias atividades que permitem conhecer a região, as suas gentes e costumes.