Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço (FAFM) começou, em 1995, por se apresentar como uma mostra de produtos locais para as populações locais. Com o passar dos anos e como os dados demonstram inequivocamente, a FAFM tornou-se numa festa reconhecida a nível nacional. Não espanta, portanto, quem em 2009 o Turismo de Portugal, tenha reconhecido o seu Interesse para o Turismo.

Produtores de alvarinho e de fumeiro da sub-região Monção Melgaço marcam presença na Festa. Graças a uma promoção adequada ao evento e a algumas parcerias importantes, a FAFM é hoje um evento incontornável das festas gastronómicas do país, atraindo pessoas dos diversos pontos do território nacional e também um grande número de espanhóis, sobretudo da vizinha Galiza.

Pretende-se que o certame constitua um momento alto na estratégia traçada pela Autarquia para a promoção dos produtos locais de qualidade e das atividades que com eles se relacionam, como sejam os vinhos alvarinhos, o fumeiro, o artesanato, o turismo, a gastronomia e outros, bem como uma oportunidade única para a criação e a consolidação de laços entre os agentes do comércio, os consumidores e a produção.
Em conjunto, todos estes produtos, reúnem cuidadosamente as potencialidades, as riquezas e as especialidades do nosso mundo rural, permitindo construir uma oferta integrada e completa para o visitante que busca um contacto mais íntimo com um território de excelência.

A FAFM posiciona-se como um evento dentro do produto gastronomia e vinhos, que é um dos dez produtos PENT (Programa Estratégico Nacional para o Turismo). Este evento pretende ser diferenciador face aos existentes nesse segmento. Para isso, aposta clara e inequivocamente em produtos 100% locais e em atividades complementares capazes de satisfazer as necessidades de quem nos visita.

MELGAÇO, UMA DESCOBERTA À PARTE…