ESP19_Twitter-8

A Festa do Espumante tem como objetivo principal contribuir para afirmar a identidade de Monção & Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas inimitáveis: solo, microclima e saber-fazer.

Com o consumo de espumantes a crescer de ano para ano, o Município de Melgaço pretende apostar num segmento que se tem revelado num dos mais bem-sucedidos produtos já experimentados. Vinho predileto para festas e celebrações, símbolo de glamour e muito apreciado por todas as camadas, especialmente as mais jovens, o espumante produzido nesta região oferece-nos uma variada gama de produtos que têm demonstrado uma qualidade surpreendente, onde sobressai o espumante produzido com a casta Alvarinho. Trata-se de uma grande celebração em torno dos espumantes elaborados em Monção & Melgaço, facultando aos produtores uma nova oportunidade de promoção e divulgação mas, sobretudo, de contacto direto com diferentes públicos.

«A Festa do Espumante foi uma aposta arriscada, mas hoje o certame já se afirmou. E prova disso são os números: em 2018 tivemos cerca de 7 mil visitantes. É uma montra privilegiada para o nosso Alvarinho e para a gastronomia regional. Não tenho dúvidas, nenhumas, de que é uma aposta ganha!», considera o autarca de Melgaço, Manoel Batista.

Durantes três dias será possível provar diferentes espumantes de alvarinho, acompanhados pelo melhor da gastronomia da região:

Mosaico_FE

  • zona de restauração em funcionamento contínuo. Dois restaurantes da região apresentarão propostas gastronómicas, desde os sabores mais tradicionais a interpretações mais contemporâneas;
  • área de expositores de espumante (com possibilidade de provas e aquisição imediata por parte do visitante);
  • área de expositores de variados produtos locais (queijos, fumeiro, broa, mel e doçaria variada apresentam-se como um perfeito complemento ao alvarinho;
  • auditório de showcooking, onde conhecidos chefes de cozinha apresentarão criações de autor confecionados com vários produtos da região;
  • provas comentadas de vinhos, onde críticos de vinhos e sommeliers conduzem o público por diferentes tipologias de espumantes.