A Festa do Espumante de Melgaço teve a sua primeira edição em 2015. Desde então tem contribuído para a afirmação da identidade de Monção & Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas singulares: solo, microclima e saber-fazer.

Com o consumo de espumantes a crescer de ano para ano, o Município de Melgaço, com a realização deste certame, pretende apostar num segmento que se tem revelado num dos mais bem-sucedidos produtos já experimentados. Vinho predileto para festas e celebrações, símbolo de glamour e muito apreciado por todas as camadas, especialmente as mais jovens, o espumante de Alvarinho produzido nesta região oferece uma variada gama de produtos que têm demonstrado uma qualidade surpreendente. Trata-se de uma grande celebração em torno dos espumantes elaborados em Monção & Melgaço, facultando aos produtores uma nova oportunidade de promoção e divulgação mas, sobretudo, de contacto direto com diferentes públicos.

«A Festa do Espumante foi uma aposta arriscada, mas hoje o certame já se afirmou. E prova disso são os números: em 2019 tivemos cerca de 9 mil visitantes. É uma montra privilegiada para o nosso Alvarinho e para a gastronomia regional. Não tenho dúvidas, nenhumas, de que é uma aposta ganha!», afirma Manoel Batista.

Mosaico_FE

Este ano, em virtude da situação pandémica provocada pelo novo coronavírus COVID-19, a Festa não se realizará nos mesmos moldes, mas sim num formato online. “Brindar à Vida com Espumante Alvarinho” é o mote desta VI edição da Festa do Espumante de Melgaço, que será assinalada através das redes sociais e do site municipal, onde serão apresentadas as 24 referências de espumante alvarinho de Melgaço, bem como os produtos da região. A Festa decorrerá de 20 de novembro a 4 de dezembro e haverá mesmo um Brinde à Vida com Espumante Alvarinho: a autarquia apela a que todos, no dia 28 de novembro, pelas 22h00, brindem em suas casas e depois partilhem o momento através das redes sociais da autarquia.