Artesanato

O artesanato e as suas manifestações são parte da cultura do concelho. Perdê-las seria como perder uma parte da nossa identidade.

 

A tecelagem em Linho, a tecelagem em Lã (mantas e tapetes), as alfaias agrícolas e os canastros constituem alguns dos artigos que fazem parte da história secular do concelho.

Os bordados em panos, toalhas, corredores são bonitos e diversificados, sóbrios uns, mais garridos outros e, ao apreciá-los, temos a sensação de estarmos perante obra que pertenceu a antepassado de classe nobre. São confecionados sobre linho antigo e os motivos que aplica, no mesmo tom ou coloridos, representam motivos reais-coroas por exemplo – ou outros de cariz popular.

Destacam-se os afamados trajes típicos deste concelho, um deles veste a figura tradicional feminina da aldeia serrana de Castro Laboreiro- a Castreja -, simbolizando, em suas vestes negras, o luto, a saudade, o respeito manifestado por aqueles que partiam: maridos, namorados e filhos. Ainda hoje este traje é usado.

Outro traje característico é o da “Inês Negra”, figura lendária e histórica de Melgaço, que deu nome à toponímia da antiga vila e que corajosamente tomou a praça forte de Melgaço aos castelhanos, lutando corpo a corpo com a traidora à pátria portuguesa, conhecida por “arrenegada”.

Rosa Maria Ribeiro

Tecelagem, bordados e bonecas originais
Artes – Centro de Artesanato
Cerdedo – Prado
Telf: 251 402 133