Rota do Alvarinho
Nascido num terroir único no mundo, o alvarinho de Monção e Melgaço é proveniente de uma casta singular e fruto de uma produção muito limitada sendo, por isso, exclusiva. Criado por homens que amam o culto da vinha e a excelência do vinho, neste território, detentor de uma riqueza de extrema raridade, produz-se um vinho ímpar.
Monção e Melgaço distinguem-se, claramente, como o local de origem e excelência do vinho alvarinho.
Ao percorrer as sinuosas estradas que emergem na paisagem, podemos apreciar as vinhas desta casta, plantadas em magníficos anfiteatros, a meia encosta, num microclima único, protegido pelas montanhas de Portugal e Espanha. Deparamo-nos com uma paisagem soberba, onde a palavra “paraíso” encaixa na perfeição.
A Rota do Alvarinho de Monção & Melgaço, criada para divulgar a tradição vitivinícola destes dois concelhos e dinamizar o enoturismo, constitui um pretexto para saborear os vinhos deste território e visitar os díspares aderentes, como adegas, restaurantes, unidades de alojamento, comércios, museus, empresas de animação turística e agências de viagens, que se unem para oferecer múltiplas atividades e itinerários, proporcionando experiências únicas e memoráveis num destino de excelência: a sub-região de Monção e Melgaço.
Conheça a Rota do Alvarinho de Monção & Melgaço: www.rotadoalvarinho.pt