Solar do Alvarinho

4-Solar-do-Alvarinho-21-01

O Solar do Alvarinho foi inaugurado a 8 de agosto de 1997. O seu aparecimento veio dar resposta a várias necessidades relacionadas com a defesa, promoção e divulgação do Vinho Alvarinho, alavancou o desenvolvimento e dinamização do meio rural, o incentivo à produção e comercialização do vinho Alvarinho, a divulgação e promoção do artesanato local e de outros produtos típicos, e ainda a divulgação das raízes tradicionais e culturais da região.

Localizado no chamado “Edifício dos Três Arcos”, situado em plena zona histórica, compreende dois pisos que se constituem da seguinte forma

DSC05718-01

Na sala de provas, estão expostas todas as marcas de vinho Alvarinho produzidas no concelho de Melgaço. Aqui o visitante tem a oportunidade de provar estes magníficos vinhos num ambiente acolhedor, aproveitando a ocasião para aprender e descobrir os segredos deste vinho.

Um espaço com marcas artísticas e históricas, com capacidade para 40 pessoas, podendo ser utilizado para workshop’s, palestras, apresentações e reuniões. Também utilizado para a realização de exposições temporárias.

Espaço dedicado à venda dos produtos locais, é o local ideal para adquirir alguma lembrança, ou alguns dos produtos emblemáticos do concelho, como o Vinho Alvarinho e seus derivados (espumantes e aguardentes), fumeiro, mel e artesanato.

O edifício alberga ainda um bar de apoio, onde o visitante poderá desfrutar de agradáveis momentos ao sabor dos produtos típicos da região. Neste local poderá também usufruir de uma diversificada oferta cultural como várias exposições temporárias, nomeadamente pintura e escultura. Durante o ano organizam-se ainda vários eventos de animação noturna.

Para além de servir como montra de promoção e exposição de várias marcas de vinho Alvarinho, o Solar:

  • Dispõe de informação diversa sobre este vinho e a sua região, bem como elementos relativos aos diferentes produtores;
  • Promove provas;
  • Vende artesanato, vinho Alvarinho e outros produtos típicos locais;
  • Organiza “Alvarinhos de Honra” para grupos;
  • Organiza visitas guiadas pelo concelho;
  • Possui exposições permanentes de pintura;
  • Destino turístico de grande qualidade, estar no Solar do Alvarinho é um prazer.

Solar do Alvarinho

Telf: 251 410 195
solardoalvarinho@cm-melgaco.pt

Horário Inverno

10h00 – 13h00
14h30 – 18h00

Horário Verão

10h00 – 13h00
14h30 – 19h00

Encerrado

Domingo e segunda de Páscoa, 24, 25 e 31 dezembro e 1 janeiro