Igreja / Convento de Paderne

No concelho de Melgaço o turista depara-se, a cada passo, com edifícios de inegável valor arquitetónico e histórico. Em Paderne, mais propriamente no lugar do Convento, está a Igreja do Convento de Paderne, também conhecida como Igreja do Divino Salvador, pertencente ao antigo Convento de Paderne.

O convento pertenceria originalmente a uma Ordem feminina que, em 1225, foi substituída pela Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Foi esta Ordem, aliás, que quarenta anos depois, construiu a igreja românica.

Deste antigo convento restam apenas três faces do claustro que, apesar de se encontrar em ruínas, merece uma visita pelos soberbos pormenores arquitetónicos.

Visite depois o interior da igreja – passando pelo interessante portal românico –, onde se deslumbrará com os azulejos seiscentistas numa das paredes, com o retábulo de talha dourada da capela-mor e com diversas imagens em madeira policroma. Da primitiva igreja, datada do século XII, resta apenas um fragmento de um friso e um interessante capitel onde está representada a Descida de Cristo aos limbos.

Não abandone o local sem passear pelo adro exterior, rodeado por um amplo largo onde o silêncio impera.