Igreja / Convento de Paderne

No concelho de Melgaço o turista depara-se, a cada passo, com edifícios de inegável valor arquitetónico e histórico. Em Paderne, mais propriamente no lugar do Convento, está a Igreja do Convento de Paderne, também conhecida como Igreja do Divino Salvador, pertencente ao antigo Convento de Paderne.

O convento, hoje propriedade particular, pertenceria originalmente a uma Ordem feminina que, em 1225, foi substituída pela Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Foi esta Ordem, aliás, que quarenta anos depois, construiu a igreja românica.

A igreja e a sua envolvente está, neste momento, a ser alvo de um processo de requalificação. O edifício apresentava sinais alarmantes de conservação, tanto do edificado como do seu recheio artístico, que obrigaram a intervenções urgentes.

Devolver a dignidade material a este Monumento Nacional, que apresentava graves condições de conservação, com risco de perda de património; proporcionar adequadas condições de conservação, valorização e visitação a este Monumento; e potenciar a Igreja como um recurso ativo para o desenvolvimento da Região Norte no âmbito do Turismo Cultural e Religioso, foram os principais objetivos que levaram à requalificação do edifício.