Percursos Marginais do Rio Minho

Esta é a melhor maneira de conhecer Melgaço e o Rio Minho! Um percurso mostra a beleza da paisagem da região. O trajeto inicia-se no centro da Vila, junto às Igrejas Matriz e da Misericórdia, templos que fascinam pela sua história e pela formosura dos elementos decorativos. Logo ao lado, o sublime Solar do Alvarinho, edifício seiscentista com a missão de promover e divulgar o vinho Alvarinho.

Segue-se em direcção o Centro de Estágios do Monte Prado. Trata-se de um esplêndido complexo com estádio, pista de atletismo, campos de ténis, um parque de merendas, um campo de mini golfe e uma deliciosa piscina com jatos de água, tudo locais abertos ao público em geral e que o farão parar por ali algum tempo. O percurso continua ao longo de uma levada até ao Monte Prado em si, um espaço soberbo com um hotel de quatro estrelas, um restaurante e uma pousada da juventude, tudo isto rodeado de vastos espaços florestais e já com o Rio Minho como companhia. Na marginal do rio encontram-se várias pesqueiras, muros em pedra construídos perpendicularmente à corrente do rio – um dos poucos locais onde se preservam as velhas tradições da arte da pesca, atualmente ainda utilizadas para se pescar sável e lampreia.

O passeio termina na localidade de Peso, terra de águas termais há muito reconhecidas e apreciadas. Todo o parque está envolto por antigo arvoredo que impressiona pela sua dimensão e por edifícios de importância arquitetónica: a Fonte Principal e a Fonte Nova, a Buvete, o Balneário, a Oficina de Engarrafamento e o antigo Hotel do Peso. Um cenário idílico ideal para terminar este percurso que, certamente, o fará ansiar por mais!