Porta do Parque Nacional Peneda-Gerês de Lamas de Mouro

Uma das portas de entrada do paradisíaco Parque Nacional da Peneda-Gerês é a Porta de Lamas de Mouro. Inaugurada em 2004 em resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Melgaço e o Parque Nacional da Peneda-Gerês, esta foi a primeira das cinco portas do Parque, possuindo várias infraestruturas de apoio aos visitantes.

Assume-se como um espaço privilegiado para o primeiro contacto do visitante com o Parque, denotando também uma vertente mais formativa que visa um turismo sustentável e a preservação da natureza. Por último, afirma-se ainda como um importante polo de desenvolvimento regional, promovendo produtos locais.

Percorra os seus três edifícios e diversos espaços ao ar livre, que abrangem um total de cerca de dez hectares. Na receção pode recolher informação privilegiada sobre todas as vertentes do parque, com destaque para os percursos pedestres. No mesmo edifício, aproveite para merendar no seu café ou para assistir a alguma palestra no seu auditório.

Na Oficina Temática existe um espaço mais vocacionado para atividades lúdico-pedagógicas, com salas dedicadas à pintura, desenho e reutilização de materiais.

Visite também a interessante exposição permanente intitulada “Ordenamento do Território”.

Para finalizar, descontraia na ampla área de lazer exterior, onde pode encontrar belos recantos verdejantes, parques de merendas, balneários e até um parque de campismo. Um bom ponto de partida para partir à descoberta desta magnífica área protegida.