Apoio aos trabalhadores

Conheça as medidas adotadas pelo Município para apoiar os trabalhadores em exercício de funções essenciais e as soluções informáticas internas de colaboração à distância, entre outras informações relevantes.

Os trabalhadores da administração pública deverão ficar em regime de teletrabalho desde o dia 16 de março, sempre que as suas funções o permitam.

Em caso de dificuldade de acesso ao sistema através de VPN ou remoto através de anydesk, deverão reportar para o serviço de Helpdesk, com a descrição da situação que está a ocorrer da forma mais detalhada possível.

Contatos:

suporte.gitsi@cm-melgaco.pt

964246749

F11SysAid

TEAMS

O Município adotou como ferramenta única de colaboração à distância: o Microsoft Teams.

Para ter acesso ao licenciamento, cada utilizador deverá realizar o respetivo pedido no Portal de Software Pedido de Instalação – Fabricante: Microsoft; Programa Pedido: Teams.

O Microsoft Teams está disponível para utilização direta via web mas também poderá ser transferida e instalada a aplicação em qualquer PC Windows, Tablet ou Smartphone Android ou iOS, através do site.

Formação em vídeo do Microsoft Teams.

Recomendações Acesso VPN

Apela-se a todos os utilizadores que sigam as seguintes indicações e que façam uma utilização responsável da VPN de forma a manter o serviço ativo e funcional:

  • evite o acesso a sites de streaming (vídeo/áudio) ou outros que possam provocar grande débito de dados (por ex:. Youtube, Netflix, Escola Virtual, Leya, Escola Mágica, Spotify, Twitter, Facebook, Hangouts, etc…) . Se o fizer por favor tenha o cuidado de primeiro desligar a VPN;
  • evite utilizar a VPN para submeter grandes quantidades de informação (cópia de ficheiros de grande formato), para pastas nos servidores. Caso seja mesmo necessário, escolha um horário fora de expediente;
  • ligue a VPN apenas quando necessita de aceder a recursos internos da Câmara (e logo após iniciar o computador, por forma a evitar erros de ligação aos sistemas internos);
  • assim que terminar as tarefas que necessitam de acesso a recursos internos, deverá desligar esta ligação.

Recomendações de segurança

O seu novo espaço de trabalho deve ser tratado como se estivesse nas instalações do Município.

  • mantenha sempre os equipamentos do município ou os que está a utilizar para teletrabalho perto de si;
  • os canais aprovados para partilhar e fazer upload de documentos são: Outlook, Teams, SharePoint, OneDrive, Acesso VPN.
  • os canais de conferência são: TEAMS para videoconferência; lembre-se de verificar quem são os participantes na chamada para garantir que apenas pessoas autorizadas estejam em linha;
  • tenha muito cuidado ao manusear informações confidenciais;
  • os criminosos estão a usar ativamente o coronavírus como uma nova tática para induzir as pessoas a abrir anexos, clicar em links ou responder com informações confidenciais. Suspeite sempre de novos pedidos urgentes ou incomuns de informações. Se suspeitar reporte;
  • mantenha-se atento a e-mails, mensagens instantâneas, chamadas, links de chamadas na web e convites de calendário de pessoas que não conhece.
  • nunca escreva as suas passwords em cadernos ou em Word ou Excel;
  • nunca partilhe informações relacionadas com o trabalho ou confidenciais para fora do Microsoft Office ou dos restantes canais aprovados (por exemplo, não partilhe informações de trabalho no WhatsApp).
  • navegue apenas em websites confiáveis e verifique que o endereço começa com https: //, pois geralmente são mais seguros.
  • pode bloquear o remetente ou domínio de qualquer e-mail suspeito clicando com o botão direito do rato em cima do e-mail suspeito recebido.

Atendendo à atual emergência de saúde pública, causada pela COVID-19, a ADSE decidiu ser adequado o financiamento de teleconsultas durante o período em que permanecerem as atuais condições de isolamento social.

Consulte nota informativa aqui.