Resíduos Sólidos

A recolha dos resíduos indiferenciados – resíduos urbanos (RU) – é da responsabilidade do Município, que após efetuar a recolha dos mesmos, os transporta até à Estação de Transferência de Valadares pertencente à Valorminho, SA, e seguidamente esta empresa efetua o transporte até ao Aterro Sanitário, localizado na Freguesia de São Pedro da Torre do Concelho de Valença, cuja gestão também lhe pertence.

Quanto aos resíduos diferenciados (Recicláveis), tanto a recolha como o destino final dos mesmos é da responsabilidade da Valorminho, SA.

Desde 2005 é feito o serviço de recolha de Monstros, promovido pelo Município, sendo um serviço gratuito para o requerente. Para tal, basta efetuar a marcação, pessoalmente na DOSU ou telefonicamente, com o Município, que efetuará a recolha à porta da moradia do requerente, na data previamente marcada.

O município possui duas viaturas de recolha dos RU, estando atribuído um circuito diário de recolha a cada uma. Nas freguesias mais populacionais é feita a recolha diária, estando garantida a recolha bisemanal nas restantes freguesias.

Estão distribuídos pelo concelho contentores para deposição de RU (de 800 litros, de 1100 litros e 3000 litros). Na freguesia da Vila (núcleo urbano) são realizadas quatro lavagens e desinfeções durante o ano nos contentores de superfície (contentores de 800 litros e 1100 litros). Nos contentores subterrâneos (contentores de 3800 litros) a lavagem e desinfeção é efetuada mensalmente, sendo quinzenal nos meses de Verão. Nas restantes freguesias os contentores são superficiais e são lavados e desinfetados duas vezes por ano.

qtd_RU_recolhidos_ano

Existem 214 ecopontos distribuídos pelo município de Melgaço para a receção de materiais recicláveis:

  • 64 Vidrões
  • 64 Papelões
  • 64 Embalões
  • 22 Oleões

Evolução das Quantidades Recolhidas de Recicláveis

Papel / Cartão

evolucao_recolha_papel_cartao_ano

Embalagens

evolucao_recolha_embalagens_ano

Vidro

evolucao_recolha_vidro_ano

Óleos Alimentares Usados

evolucao_recolha_oleos_alimentares_ano

O município dispõe de um serviço gratuito de recolha de resíduos volumosos – “monstros”, realizado mensalmente para cada freguesia, sendo que o munícipe tem de contactar o serviço através do número gratuito 800207375, do número de telefone 251410100 ou diretamente o balcão único na câmara municipal, para efetuar o registo da freguesia e dos resíduos a recolher.

Estes resíduos deverão ser colocados na noite anterior ao dia de recolha junto à habitação, desde que seja possível o acesso à viatura de recolha, ou junto de um contentor do lixo.

Salienta-se que cada munícipe poderá deixar até 2m3 de “monstros”. Esta limitação deve-se à necessidade de atender à totalidade do número de pedidos em média registados e à limitação de carga da viatura de recolha.

A recolha de “monstros” a título excecional, que não esteja previsto no mapa de recolha, tem um custo associado, que é calculado de acordo com o volume de “monstros” e dos tarifários em vigor. O munícipe terá de efetuar o pagamento no balcão único na câmara municipal e após o pagamento é combinada a data de recolha.

A recolha de resíduos verdes tem sempre um custo associado, calculado de acordo com o volume de resíduos e dos tarifários em vigor, uma vez que é da responsabilidade da câmara municipal o seu armazenamento e posterior tratamento. O munícipe terá de efetuar o pagamento no balcão único na câmara municipal e após o pagamento é combinada a data de recolha.

Qualquer dúvida ou questão poderá consultar o regulamento municipal “Regulamento de Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos” ou dirigir-se às nossas instalações.

? 251 402 429
✉  secretaria.dsu@cm-melgaco.pt