Abastecimento de água
98% da população do concelho está abrangida por abastecimento de água, o que supera a fasquia dos 95% conforme as diretivas europeias. Os restantes 2% dizem respeito aos lugares pouco povoados, como as Brandas e Inverneiras, localizadas essencialmente na Freguesia de Castro Laboreiro.
No seguinte gráfico verifica-se a evolução da quantidade de Sistemas de Abastecimento de Água, no concelho de Melgaço:
O número de sistemas de abastecimento de água entre 2013 e2014 sofreram um decréscimo, passando de 22 para 19 sistemas. Este decréscimo foi originado pelo agrupamento de alguns sistemas nomeadamente nas freguesias de Lamas de Mouro, Penso e Cristóval.
No entanto em 2015, devido a junção de sistemas em Castro Laboreiro e à passagem da gestão dos sistemas de abastecimento da freguesia de Paderne para o Município, o número de sistemas de abastecimento de água ascendeu novamente para 22.
Para facilitar a prestação de um serviço mais próximo ao utente, disponibilizam-se os documentos necessários à requisição de diversos serviços, que, após preenchimento, deverão ser remetidos por fax ou por correio eletrónico:
? 251 402 429
✉ secretaria.dsu@cm-melgaco.pt
Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano
O controlo da qualidade da água é efetuado de acordo com a legislação em vigor, Decreto-Lei n.º 306/2007 de 27/08, que veio substituir o Decreto-Lei n.º 243/2001 de 5 de Setembro e com as recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
O Decreto-Lei nº 306/2007, de 27/08, estabelece ainda os parâmetros a analisar, o nº de análises a efetuar bem como a sua distribuição ao longo do ano, para cada tipo de sistema de abastecimento de água.
A cooperação da Autoridade de Saúde tem sido fundamental para a evolução das melhorias na qualidade da água e para a implementação de medidas corretivas aquando a verificação de incumprimentos.
Apresentam-se seguidamente os resumo dos resultados obtidos no âmbito do controlo realizado nos últimos anos.
DADOS DO CONTROLO DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NO CONCELHO DE MELGAÇO