Saneamento Público
Em 2005, entraram em funcionamento as novas estações de tratamento de águas residuais domésticas: a ETAR da Vila e a ETAR de Remoães, tratadas como sistema em ALTA, cuja responsabilidade, gestão e exploração, atualmente é da empresa Águas do Norte, SA.
O Município é responsável pelos sistemas em BAIXA, ou seja, tem toda a responsabilidade de conduzir os esgotos provenientes das populações e indústrias, até à entrada das respetivas ETAR`s.
Em aglomerados de populações mais pequenas, o Município é responsável por todo o sistema de drenagem e tratamento, isto é, desde a execução dos ramais domiciliários até às descargas dos efluentes em linhas de águas. Nestas situações o sistema de tratamento passa pelo bom e adequado funcionamento de várias ETAR’s compactas e da ETAR do Centro de Estágios.
Sistemas existentes
No concelho de Melgaço existem dois tipos de sistemas de saneamento, “Sistemas ligados à ALTA” e “Sistemas não ligados à ALTA”.
Para mais informação, principalmente para o Munícipe, apresentam-se de seguida duas tabelas, que mencionam onde é tratado o esgoto produzido nas suas habitações.
Sistemas ligados à ALTA
Sistemas não ligados à ALTA
NOTA: Da tabela apresentada anteriormente apenas a ETAR do Centro de Estágios não é uma ETAR compacta.
População Abrangida
Cerca de 86,1% da população do concelho de Melgaço, está abrangido por Rede de Saneamento Público, número conseguido com um grande esforço do Município no enorme investimento realizado no sector, principalmente nestes últimos anos.
O Município considera que toda a população tem direito de ser abrangida pela respetiva infraestrutura, contudo o investimento deverá ser feito de uma forma gradual, iniciado pelas Freguesias mais populacionais até às mais desertificadas.
Para facilitar a prestação de um serviço mais próximo ao utente, disponibilizam-se os documentos necessários à requisição de diversos serviços, que, após preenchimento, deverão ser remetidos por fax ou por correio eletrónico.
? 251 402 429
✉ secretaria.dsu@cm-melgaco.pt