Feiras
As feiras foram uma das mais importantes instituições do período medieval em Portugal e constituíram-se num espaço de encontro de produtores, consumidores e distribuidores, realizando-se em datas e locais fixados. A sua importância económica é inquestionável, testemunhando-o a proteção dispensada às mesmas pelos sucessivos monarcas, que concediam privilégios, na vinda e na ida, aos mercadores que a elas concorressem.
No território português, a feira mais antiga que se conhece é a de Ponte de Lima, instituída em 1125, seguida, ainda no século XII, pelas feiras de Melgaço e de Constantim de Panóias (concelho de Vila Real).
Apesar de todas as vicissitudes, as feiras sobreviveram até aos nossos dias, constitui-se de uma complexa teia de relações que configuram um diversificado conjunto de ocupações, fluxos, mercadorias e relações sociais.
Atualmente o Município de Melgaço dispõe de um recinto com, aproximadamente 5.000 m2, divididos por 102 lotes que variam entre os 25 e 80 m2, para a realização da feira semanal. Esta realiza-se às sextas-feiras, das 08.30 horas às 17.30 horas e reúne um vasto conjunto de comerciantes que colocam à venda vários produtos, desde peças de vestuário, bijuterias e acessórios, géneros alimentares, utensílios para casa e trabalho, plantas e árvores, aves…
Regulamento disponível em Atividades Económicas
Sorteio para atribuição de lugares da feira semanal, dia 30 de janeiro de 2026, pelas 11h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal. Mais informações
Para qualquer informação sobre os lugares disponíveis, deverá contactar:
Divisão de Desenvolvimento, Economia e Cultura da Câmara Municipal
Tel. 251 410 100
geral@cm-melgaco.pt
idomingues@cm-melgaco.pt


