Visitar

Melgaço, o município mais a norte de Portugal, é conhecido pelas suas paisagens, história, gastronomia e pela muito apreciada e conhecida casta de vinho verde, Alvarinho.

Com 238,25 km² de área e 9 213 habitantes (2011), subdividido em 13 freguesias, o município é limitado a norte e leste pela região da Galiza, confronta com o Rio Minho e está inserido numa importante região montanhosa, cujos valores patrimoniais e ambientais são referência reconhecida internacionalmente (Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés).

Região verdejante, tipicamente Minhota, de forte e fértil vegetação, Melgaço orgulha-se do seu bonito património histórico, cultural e arquitetónico, inserido no maravilhoso Parque Nacional da Peneda-Gerês. É uma terra rica em tradições, histórias, lendas e testemunhos de vivências passadas e detentor de uma rica e saborosa gastronomia.

Melgaço ostenta paisagens com características bastante distintas que encantam quem visita: uma descoberta à parte!

Série ‘Portugal in 150 Seconds’ promove Melgaço com filme

O episódio dedicado a Melgaço da série ‘Portugal in 150 Seconds’, realizada pela Lua Filmes, está a ser exibido nos voos de longo curso da Transportadora Área Portuguesa (TAP) e em toda a frota da Rede Expressos e apresenta inúmeras potencialidades ao nível de promoção do concelho de Melgaço. São apresentados dez locais que despertam a curiosidade em conhecer o concelho mais a Norte de Portugal.