Município

Município

Melgaço, vila raiana do distrito de Viana do Castelo, fica situada na região do norte de Portugal. É sede de concelho com 238,25 km2 de área, e tem cerca de 10 000 habitantes. O município é limitado a norte e a leste por Espanha, a sudoeste pelo município de Arcos de Valdevez, e a oeste por Monção.

O ponto mais elevado do concelho situa-se no Giestoso, a 4ª montanha mais elevada do distrito de Viana do Castelo, e 29ª mais alta de Portugal, com 1 335 metros de altitude, que faz parte da freguesia de Castro de Laboreiro. É um, dos muitos, pontos atrativos do concelho pela magnificência das paisagens e beleza natural que se impõe naquela extensa área.

Melgaço distingue-se pelo seu caráter único humano e cultural, hábitos, costumes, e uma história que vale a pena vivenciar. De realçar, e a exemplo, a cultura local de transumância, única no país, o linguajar, e os hábitos de vestir locais. Entre um património edificado de elevado interesse turístico, uma cultura regional que incentiva e beneficia das relações culturais com as regiões vizinhas, uma gastronomia fortemente dominada pelo fumeiro, pelo cabrito e pela lampreia, é obrigatório elevar a importância da produção vinícola da região. A Festa do Alvarinho e do Fumeiro e a Festa do Espumante são uma imagem consolidada a nível nacional que atraem milhares de pessoas à vila.

Com fortes tradições enraizadas, a vila de Melgaço orgulha-se de resgatar e preservar costumes de outros tempos, mas, atenta e empreendedora, aposta forte na modernidade. O Festival Internacional de Documentário de Melgaço (MDoc), é um dos exemplos de que tradição e modernidade resultam em riqueza de património de uma terra que se quer próspera e atraente.

O sítio oficial da Câmara Municipal pretende ser um canal de comunicação e partilha. Queremos disponibilizar todas as informações de relevo do município, para o munícipe, e para quem nos visita.