Animação Sócio-cultural

Na prossecução dos seus objetivos no âmbito da Ação Social o Município de Melgaço tem desenvolvido ações diversas ao nível da animação sociocultural, procurando, desta forma, aumentar o leque de experiências e o acesso a oportunidades diversas a alguns grupos mais vulneráveis, como sejam as crianças e os idosos.

Procurando ir de encontro às motivações e interesses dos grupos a que se destinam, estas iniciativas têm registado de ano para ano uma adesão cada vez maior.

Todos os anos no período das férias de verão o Município dinamiza uma semana de atividades de natureza lúdica, educativa e desportiva, destinada a crianças e jovens de todo o concelho, visando, desta forma, promover a diversificação de experiências e a interação social entre as crianças e jovens participantes.

A atividade destina-se a crianças e jovens apoiados pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens ou beneficiários de subsídios por parte da autarquia ao nível da Ação Social Escolar.

Esta iniciativa, organizada em parceria com a CPCJ de Melgaço, conta ainda com a colaboração de diversas entidades do concelho.

O programa conta com atividades diversas, procurando ir de encontro aos interesses das crianças e jovens participantes, de forma a proporcionar-lhes uma semana diferente, pautada por experiências gratificantes e inovadoras.

A Câmara Municipal de Melgaço organiza anualmente um passeio para os munícipes com idade igual ou superior a 60 anos, registando esta iniciativa uma forte adesão por parte da população.

A atividade visa promover junto dos participantes o convívio, a confraternização e a diversificação de experiências, oferecendo um programa vasto e variado.

As inscrições decorrem em período específico, a definir anualmente pelo Município e realizam-se no Balcão Único da Câmara Municipal, onde os interessados podem obter as informações relacionadas com o programa e condições da atividade.

Dia Mundial dos avós

O Município celebra anualmente no dia 26 de julho o Dia Mundial dos Avós, procurando, através desta iniciativa, promover o convívio inter-geracional entre avós e netos e homenagear todos aqueles que vivem a experiência de serem avós.

O evento conta com a presença de avós de todo o concelho, inclusive, daqueles que se encontram integrados em instituições de apoio à terceira idade. Esta atividade inclui um programa variado e diferente de ano para ano (animação musical, desportiva, religiosa e recreativa), procurando ir de encontro aos interesses dos participantes.

O Município comemora anualmente o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Este dia foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

Neste sentido, o Município junta-se anualmente a esta causa, organizando atividades diversas para os idosos e promovendo junto da população os princípios de um envelhecimento ativo e inclusivo.