Melgaço assinala o Dia Mundial do Cinema com exposição dedicada a Jean-Loup Passek
Celebramos o Dia Mundial do Cinema, assinalado esta quarta-feira, 5 de novembro, com a exposição de rua “Entre Luzes e Fronteiras – A Curadoria de Jean-Loup Passek”, uma homenagem ao olhar singular e ao legado do fundador do museu de Melgaço.
A mostra, patente na Praça da República, até dia 30 de novembro, percorre o trabalho curatorial de Jean-Loup Passek, figura incontornável da história do cinema e referência internacional pela forma como apresentou, pensou e divulgou o cinema de todos os continentes.
Entre obras clássicas e contemporâneas, nacionais e estrangeiras, Passek construiu uma visão aberta e plural, promovendo o diálogo entre culturas e autores, e mostrando que o cinema é muito mais do que entretenimento: é uma forma de conhecimento e reflexão sobre o mundo.
A exposição convida o público a revisitar este legado único, que continua a inspirar gerações e a afirmar Melgaço como território de encontro entre o cinema, a cultura e a memória.
SAIBA MAIS SOBRE Jean-Loup Passek
Foi quando filmava, no início da década de 1970 nos arredores de Paris, um documentário sobre a imigração, que Jean-Loup Passek entrou em contacto com vários membros da comunidade portuguesa, entre os quais se incluíam dois habitantes do concelho de Melgaço com quem viria a estabelecer laços de profunda amizade. Este encontro marcou o início de uma relação profunda com Portugal, que, com o correr do tempo, se viria a tornar numa segunda pátria.
Ao longo de mais de um quarto de século de atividades no domínio do cinema, como diretor editorial do “Dictionnaire Larousse du Cinéma”, conselheiro para o cinema do Centre Georges Pompidou, fundador e diretor do Festival de la Rochelle e coordenador da “Caméra d’Or” du festival de Cannes, Jean-Loup Passek colecionou inúmeros objectos, testemunhos, documentos, raridades da Sétima Arte: mais de cem mil fotografias, milhares de cartazes, livros, um magnífico conjunto de aparelhos do período do designado pré-cinema.
Durante muitos anos sonhou com a fundação de um “museu sentimental” onde se pudesse apresentar a sua coleção. O apoio dos seus amigos portugueses da primeira hora e da Câmara Municipal de Melgaço permitiram que o projeto se concretizasse, num lugar idílico, mesmo sob o resguardo das históricas muralhas que rodeiam o castelo que domina a vila.
Mais do que uma mostra sistemática da indústria cinematográfica, o Museu de Cinema de Melgaço – Jean-Loup Passek pretende oferecer aos seus visitantes uma abordagem singular, que reflete um olhar personalizado e afetivo sobre a memória do cinema.
Conheça mais sobre o nosso Museu de Cinema aqui.



