Amantes do Trail elogiaram percursos do III Melgaço Alvarinho Trail

O Município Mais a Norte de Portugal encantou os cerca de 900 amantes do trail que participaram no domingo passado, 21 de maio, na terceira edição do Melgaço Alvarinho Trail (MAT). ‘Os percursos eram espetaculares e as paisagens magníficas…as pessoas são muito simpáticas’, foram elogios que a organização recebeu do evento que este ano triplicou o número de participantes. Nesta edição a prova aconteceu novamente no Rio Minho, mas com novos locais de passagem, como o PNPG: outras Montanhas, nas Freguesias de Prado, Vila, Remoães, Paderne, S. Paio, Cubalhão, Lamas de Mouro e Roussas, superando também os 1.200 metros de altitude.

De ano para ano, a adesão tem sido extraordinária. O MAT nasceu em 2015, numa iniciativa pioneira que tinha como objetivo aliar a prática desportiva ao contacto com a natureza e as populações locais: a primeira edição contou com cerca de 250 atletas e a segunda com cerca de 300 atletas, mas, este ano, o MAT triplicou o número de participantes.

Melgaço Alvarinho Trail  Melgaço Alvarinho Trail

Melgaço tem excelentes locais para o Trail Running, desde o Rio Minho, a menos de 40 metros de altitude, até ao Planalto de Castro Laboreiro onde se superam os 1.300 metros de altitude: ‘desde as Pesqueiras Milenarias do Rio Minho, Caminhos e Pontes Romanas, Aldeias Típicas, Trilhos, Paisagens deslumbrantes sobre os Vales dos Rios, Minho, Trancoso e Mouro, sobre a vizinha Espanha até ao Planalto Castrejo onde se encontram dezenas de Dolmens, contamos também com o Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), onde se encontra a Porta de Lamas de Mouro, com vários Monumentos onde se destacam os Castelos de Melgaço e Castro Laboreiro, Conventos e Igrejas Centenários, Museus, Termas, etc.’, sustenta a organização, ressalvando que o evento tem impacto no tecido económico local e que é impulsionador de novas transações comerciais, gerando um sentimento de identidade da parte dos participantes, para que regressem num futuro próximo.

Na primeira edição, as provas desenvolveram-se entre o Rio Minho e os Montes da Freguesia de Fiães, até aos 820 metros de altitude. A segunda edição desenvolveu-se entre o Rio Minho e o Parque Eólico dos Picos, superando os 1.200 metros de altitude.

Massagens MAT 2017

Os atletas inscritos tiveram a oportunidade de usufruir de uma entrada em cada um dos museus de Melgaço: Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek, Espaço Memória e Fronteira, Núcleo Museológico de Castro Laboreiro e o Núcleo Museológico da Torre de Menagem. E, para lhe compensar o esforço, os participantes receberam, no final das provas, serviços de massagem oferecidos pela Saúde Constante e pela EPRAMI; serviços de Enfermagem e Osteopatia, pela Clínica CURAE; e também serviços de enfermagem pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE (ULSAM).

O evento foi uma organização da Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer EM e da Solopisadas e este ano as provas de Ultra Trail e Trail Longo pontuaram para o Prozis Campeonato Nacional 2017 da ATRP- Associação de Trail Running de Portugal. A prova Trail Longo pontuou também parte da Taça Lacatoni.

A iniciativa contou ainda com o apoio do Município de Melgaço, da Melgaço Radical, da ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, dos Bombeiros Voluntários de Melgaço, e ainda com o patrocínio de diversas entidades.

Todos os resultados em www.cyclonessports.com.