‘Em abril livros mil’ comemora o livro e a leitura

A Câmara Municipal de Melgaço volta a apostar num conjunto de atividades, para todas as idades e gostos, para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, 2 de abril (data de nascimento do escritor Hans Christian Andersen, autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo), e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, 23 de abril. Teatro, Contos, Poesia, Música e Caminhada no Planalto de Castro Laboreiro são as atividades que a autarquia vai dinamizar para dar levar a cabo a II edição da iniciativa ‘Em abril Livros Mil’.

O programa é organizado pelo Município de Melgaço em parceria com o Agrupamento de Escolas local e com a Rede de Bibliotecas de Melgaço.

Programa “Em abril Livros Mil”
1 de abril
TEATRO PARA BEBÉS: Planeta Plim – 6 meses aos 5 anos
Quando for grande, quero ser astronauta e viajar pelo espaço num foguetão que faz vvvvvv.
O espaço é muito grande. Eu sou muito pequenino. E vou precisar de ajuda para encontrar o Planeta Plim. Sim?
Produção: Teatro a Quatro e Hymnus. Lda.
Local: Solar do Alvarinho | Hora: 15h30 e 17h00

03 de abril
Poemas para brincar e pensar – pré-escolar
Poemas para Brincar e Pensar (Texto de Isabel Pereira Santos e ilustração de Susana Lima) é um livro que incute, de uma forma divertida, o gosto pelas palavras, através da musicalidade, das repetições e dos jogos linguísticos.
Estes poemas com história cativam pelo sentido de humor, alternado com a seriedade, e colocam os mais novos a pensar, enquanto se divertem.
Sessão de animação com Inácia Cruz
Local: Casa da Cultura | Hora: 10h/11h/14h

19 de abril
Posso falar de mim – 8º ao 12º ano
O espetáculo parte de textos na sua maioria inéditos, criados em oficinas de escrita, onde se explora e combina a pluralidade de temas primordiais na vida dos adolescentes (e, inevitavelmente, de muitos adultos). A partir de situações ficcionadas e outras de inspiração em factos reais, o espetáculo aborda as problemáticas que envolvem o corpo e os seus significados nos contextos pessoal e coletivo; a sexualidade e orientações na sua ampla expressão; identidades de género e as suas subjetividades; a descriminação e bullying, os comportamentos de risco, como as IST/DST e gravidez indesejada. A afetividade, o namoro, a violência dentro deste contexto, completam o leque temático do espetáculo.
Por: Teatro Aramá
Local: Casa da Cultura | Hora: 11h/14h20

20 de abril
Pequenos corações verdes – 1º ciclo
‘Pequenos Corações Verdes’ é a primeira obra infantojuvenil da autoria de João Manuel Ribeiro publicada pela Opera Omnia, um autor já consagrado. Neste livro, com ilustrações da talentosa Susana Lima, o autor procura, de forma lúdica e divertida, alertar os mais pequenos e os mais crescidos para a importância da preservação do planeta e do meio ambiente.
Sessão de animação com Rui Ramos
Local: Casa da Cultura | Hora: 10h/11h/14h30

21 de abril
O Memória e Fronteira na poesia* – lares e salas de convívio
A emigração e o contrabando são fenómenos que fazem parte da identidade cultural e história do concelho de Melgaço. Durante longos anos foi deles que as gentes locais viveram essencialmente. Emigrantes e contrabandistas, não há família desta região que não os tenha na árvore genealógica. Para a Comemoração dos 10 anos do Espaço Memória e Fronteira, e com o objetivo de cativar o interesse do povo melgacense para a poesia, realizar-se-á uma sessão de declamação de poesia com um momento musical – uma aposta no íntimo diálogo entre poesia e música.
Local: Espaço Memória e Fronteira | Hora: 14h30

22 de abril
Caminhada no Planalto de Castro Laboreiro*
Esta iniciativa permite desfrutar de paisagens de rara beleza e oferece ao visitante um percurso por uma das maiores necrópoles megalíticas da Península Ibérica. Incluído no Parque Nacional da Peneda-Gerês – embora no seu limite setentrional, junto à fronteira com Espanha -, o Planalto de Castro Laboreiro eleva-se a cerca de 1000 metros de altitude, atingindo, por vezes, cotas na ordem dos 1300 metros. Inscrições abertas até 19 de abril, através do e-mail mcodesso@cm-melgaco.pt, telf 251 410 060 ou presencialmente na Casa da Cultura.

26 de abril
Elmer: o elefante xadrez – pequenos e transição Santa Casa da Misericórdia
Elmer é um elefante terno e brincalhão. Ele faz parte de uma manada em que todos os elefantes são da mesma cor. Só ele não é como seus amigos. Elmer é xadrez, todo colorido.
Um dia, Elmer ficou muito incomodado com suas cores: aquilo não era cor de elefante. Mas logo percebeu que cada um é como é.
De David McKee
Sessão de animação: serviços educativos
Local: Santa Casa da Misericórdia | Hora: 10h

26 de abril
A história engraçada de uma biblioteca abandonada – 5º, 6º, 7º ano
O livro ‘A história engraçada de uma biblioteca abandonada’ (Texto de Carlos Nuno Granja e Ilustração de Ângela Vieira) transporta-nos ao ambiente mágico do mundo dos livros. Como por magia, a descoberta de uma Biblioteca, com os seus maravilhosos livros, tem o condão de transformar uma cidade triste e desanimada, numa cidade alegre e entusiasmada.
Sessão de animação com Liliana Salomé
Local: Casa da Cultura | Hora: 09h30/11h/14h20

*Com as atividades ‘O Memória e Fronteira na poesia’ e a Caminhada no Planalto de Castro Laboreiro pretende-se, também, comemorar o 10º aniversário do Espaço Memória e Fronteira.