Espaços gratuitos para os produtores agrícolas no Mercado Municipal

De forma a incentivar à venda direta de produtos agrícolas no Mercado Municipal, o município de Melgaço tem disponíveis sete bancas com isenção de taxas. Pretende-se com esta iniciativa incitar o escoamento e a comercialização dos produtos agroalimentares provenientes das explorações agrícolas e de unidades de fabrico artesanal de pequena escala.

A autarquia quer com esta ação alavancar o desenvolvimento local e criar uma dinâmica na venda direta e nas cadeias curtas de comercialização. A medida vai de encontro às novas exigências dos consumidores que valorizam o contacto com o produtor, o tradicional e a produção local.

Beneficiam deste apoio os pequenos agricultores que pretendam comercializar produtos frescos da época, tais como hortícolas, frutas e plantas aromáticas, os frutos de casca rija, leguminosas, ovos, entre outros e também produtos transformados artesanalmente a partir de matéria-prima local, como pão, compotas, queijos, licores, doçaria, enchidos, mel. Os interessados devem dirigir-se ao Mercado Municipal, às sextas-feiras, e apresentarem a candidatura. O gabinete em questão está em funcionamento entre as 06h00 e as 19h00. Os lugares serão entregues por ordem de chegada.