ALTO MINHO TREX: ação de formação inédita na Europa com a colaboração da conceituada instituição americana ‘The Nature Conservancy’
Especialistas da conceituada organização ‘The Nature Conservancy’ participam esta semana no ‘Alto Minho TrEX’, uma iniciativa habitualmente realizada nos EUA para debater o tema do uso do fogo como forma de gestão e prevenção de grandes incêndios florestais. A iniciativa acontece pela primeira vez na Europa e está integrada no projeto ‘Protec|Georisk: Alto Minho 2020’, da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e apoiado pelo PO SEUR.
Para além do uso do fogo, os técnicos oriundos de Portugal, Espanha, Brasil, EUA e Canadá, reunidos durante sete dias em regime de internato no Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida de Corno do Bico, em Paredes de Coura, abordarão temas como a ecologia do fogo, organização e gestão de incidentes (ICS/IMT) e gestão do fumo e seus impactos. O ‘Alto Minho TrEX’ terá início sábado, 18 de novembro, com um workshop que contará com a participação de oradores nacionais e estrangeiros que apresentarão diversos pontos de vista e experiências inovadoras no contexto europeu. Nos dias seguintes, e até ao dia 24 de novembro, serão realizadas ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de gestão de eventos de riscos e de uso do fogo controlado em ambientes e ecossistemas diversificados dos dez municípios do Alto Minho. Refira-se que estas ações estão previstas nos planos de fogo controlado desenvolvidos pelos gabinetes técnicos florestais dos municípios e inserem-se no ‘Plano Regional de Fogo Controlado do Alto Minho’, que está a ser promovido pela CIM Alto Minho no âmbito do projeto ‘Protec|Georisk: Alto Minho 2020’.
Hoje e amanhã decorre também Alto Minho FIRECAMP, um evento bienal promovido pela CIM e considerado o maior evento nacional dedicado ao estudo dos fogos florestais no contexto dos riscos e das alterações climáticas e que constitui um espaço de excelência, onde se juntam operacionais das diversas unidades de combate e prevenção, técnicos e responsáveis políticos de vários países, para o intercâmbio de conhecimentos e técnicas. A iniciativa decorre neste momento no Instituto Politécnico de Valença e conta com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas. Esta será uma semana dedicada ao que melhor se faz ao nível internacional na investigação, prevenção e em matéria de combate aos incêndios, tendo como tónica o uso do fogo e as alterações climáticas.
O programa completo da iniciativa está disponível aqui.