Equipas do Japão, Egipto, Austrália, Espanha e de Portugal realizam estágio em Melgaço

O Centro de Estágios de Melgaço recebe por esta altura equipas de vários cantos do mundo e de diversas modalidades desportivas. Os atletas de futebol, andebol e de rugby estarão em preparação para a próxima época desportiva e são oriundos do Japão, Egipto, Austrália, Espanha e de diferentes locais de Portugal.

Esta semana está em estágio a Seleção Japonesa de Andebol: iniciou a 1 de julho e termina na próxima segunda-feira. Desta mesma modalidade, e do escalão Sub 21, o Centro de Estágios melgacense receberá a Seleção Egípcia (11 a 15 de julho), a Seleção Australiana (12 a 18 de julho) e a Seleção Portuguesa (13 a 15 de julho). Na área de futebol, Melgaço irá receber a equipa do Gil Vicente (7 a 13 de julho), o Grupo Desportivo de Chaves (14 a 21 de julho) e também o Club Deportivo de Tenerife (30 de julho a 7 de agosto).

Na próxima semana, de 8 a 12 de julho, o centro de treinos receberá o Club de Rugby São Miguel. Também o Campeão de Ciclismo de Estrada, na categoria de Elites, José Mendes (Sporting-Tavira), escolheu o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal para realizar a sua preparação física, estando neste momento em estágio.

JOGOS-TREINOS ABERTOS AO PÚBLICO
10 de julho | 17h00 – Gil Vicente vs Clube Desportivo de Cerveira
13 de julho | 10h30 – Gil Vicente vs Berço Sport Club
17 de julho | 19h30 – GD Chaves vs SD Compostela – XIX Troféu Município de Melgaço

NUM ÚNICO ESPAÇO, MELGAÇO CONSEGUE RESPONDER A TODAS AS NECESSIDADES DOS DISTINTOS GRUPOS DE TRABALHO
Com uma localização privilegiada e inserido num espaço natural de rara beleza, o Centro de Estágios de Melgaço, centro de treinos oficializado pela UEFA, oferece condições de excelência para acolher equipas e desportistas profissionais e amadores, das mais variadas modalidades, como futebol, futsal, andebol, basquetebol, trail running, atletismo, ciclismo, salto com vara, rugby, entre outras.

«Os atletas encontram aqui a tranquilidade da região e excelentes equipamentos que lhes possibilitam ótimas condições para o treino e recuperação física», garante José Adriano Lima, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço, e também Presidente da Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer EM. Até ao momento, o Centro de Estágios recebeu atletas de vários pontos do mundo: Espanha, França, Itália, Canadá, Austrália, China, Qatar, Marrocos, Guiné Equatorial, Roménia, Angola, Polónia, Portugal, Dinamarca, Rússia, Suíça e Nigéria (são alguns dos exemplos).

Numa estratégia planeada, o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal afirma-se, uma vez mais, como uma opção acertada para a prática do desporto. «O Centro de Estágios está posicionado como um dos mais modernos, melhor equipados e mais completos complexos desportivos. É uma referência no desporto! Não é por acaso que nos continuam a escolher!», atenta o Presidente da Câmara Municipal, Manoel Batista, não deixando de enaltecer a beleza da região: «É, sem dúvida, uma excelente promoção para o território. Quem visita o nosso concelho fica fascinado com a sua beleza natural e com a excelente gastronomia que temos».

O COMPLEXO DESPORTIVO E DE LAZER é um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível. 

Inaugurado em 2001, esta infraestrutura está preparada para receber atletas de diversas modalidades e de todos os níveis de competição, constituindo-se como uma das grandes apostas do município no turismo desportivo.

Divide-se em duas grandes áreas: a área de lazer, com diversos equipamentos que permitem a prática do desporto de manutenção e equipamentos destinados a atividades lúdicas e culturais; e a área destinada ao desporto de alta competição, servida por infraestruturas capazes de acolher diversas modalidades, tanto para competição como para treino. É nesta última área que se situa o Centro de Estágios, dotado de um conjunto de equipamentos próprios, disponibilizados em exclusivo aos clubes em estágio. É composto por estádio de futebol (com capacidade para 1700 espectadores), pista de atletismo, campo de treinos, balneários, clube de saúde, ginásio de manutenção, salas de tratamentos e massagem, entre outros. Estes equipamentos encontram-se vedados ao exterior, mas interligados entre si, visando oferecer as condições necessárias a um melhor estágio, em segurança, tranquilidade e com privacidade.

O complexo constitui-se como um polo dinamizador do desenvolvimento do desporto, lazer e turismo na região.