CONCURSO DE MONTRAS DESAFIA A ORIGINALIDADE E CRIATIVIDADE DOS COMERCIANTES

Concurso de montras desafia a originalidade e criatividade dos comerciantes

Com o objetivo de contribuir para a dinamização do Comércio Local, a Câmara Municipal de Melgaço e a Associação AO NORTE promovem, de 1 a 31 de agosto de 2016, um Concurso de Montras onde desafia os empresários melgacenses a ‘darem asas à criatividade’ e a decorarem os espaços comerciais com elementos e símbolos alusivos ao cinema. A iniciativa acontece no âmbito do Festival Internacional de Documentário de Melgaço, FILMES DO HOMEM, como forma de divulgar o evento e estimular o comércio tradicional na Vila de Melgaço. O Concurso destina-se a todos os estabelecimentos de comércio, restauração e serviços da Vila de Melgaço que possuam montra.

Identidade, Memória ou Fronteira são as palavras-chaves a ter em conta aquando do planeamento para a montra. O comerciante deverá ainda afixar na montra o cartaz oficial do festival que, em caso de inscrição, será disponibilizado pela Organização. Os empresários participantes poderão concorrer com uma ou mais montras, devendo na ficha de inscrição ser devidamente mencionado o número de montras, a denominação e morada do(s) respetivo(s) estabelecimento(s). As montras a concurso serão identificadas através de um “dístico” alusivo ao concurso, contendo um identificador numérico que será afixado em cada uma das montras concorrentes.

As inscrições são gratuitas e devem ser formuladas aqui e serem entregues diretamente ou enviadas, até ao dia 28 de julho, por correio para a Câmara Municipal de Melgaço (Divisão de Desenvolvimento Educação e Cultura, Largo Hermenegildo Solheiro, 4960-551 Melgaço) por Fax: 251 402429 ou por e-mail – secretaria.ddec@cm-melgaco.pt.

O Concurso irá decorrer de 1 a 15 de agosto de 2016, de acordo com a seguinte calendarização:
• De 1 a 31 de agosto de 2016: período em que as montras a Concurso deverão, no horário de funcionamento de cada estabelecimento, encontrar-se em exposição e devidamente iluminadas;
• Dia 12 de setembro de 2016: divulgação das classificações resultantes da deliberação do Júri
• De 20 a 23 de setembro de 2016: entrega dos prémios aos vencedores.

O Júri será constituído por dois representantes da Câmara Municipal de Melgaço e por um representante da Associação AO NORTE que na altura de avaliação terão em conta os seguintes critérios:

• Respeito pelo tema proposto;
  • Originalidade e criatividade;
  • Harmonia estética do conjunto;
  • Iluminação da montra.

Os Prémios a atribuir serão cabazes de produtos locais.