CARTULÁRIO DO MOSTEIRO DE FIÃES APRESENTADO NO DIA DA DIÁSPORA

Cartulário do Mosteiro de Fiães apresentado no Dia da Diáspora

O ‘Melgaço em Festa’ regressa já na próxima sexta-feira. Para a edição deste ano a Câmara Municipal reservou momentos únicos que assinalarão a vida cultural de Melgaço, nomeadamente a apresentação da transcrição do ‘Cartulário do Mosteiro de Fiães’, que acontece no Dia da Diáspora Melgacense, dia 12, também uma novidade do cartaz. O momento acontece pelas 16h00 no Mosteiro de Fiães e com apresentação do padre José Marques. A obra, uma referência cultural no país, vai dar a conhecer muito do que é a história de Melgaço nos seus primórdios.

DE 5 A 14 DE AGOSTO MUITOS EVENTOS VÃO ANIMAR AS RUAS DA VILA DE MELGAÇO
‘Melgaço em Festa’ promove a cultura através de um leque variadíssimo de atividades, tais como: livros, cinema, folclore, música, artesanato, exposições, animação, teatro, dança, tradições, gastronomia e vinhos. O evento inicia-se com o Festival Internacional de Folclore que com a conta com a participação da Bolívia, da Chechénia, da Colômbia e das Filipinas.

ENTREGA DE MEDALHAS DE MÉRITO
Do programa é ainda de destacar a sessão solene de entrega de medalhas de mérito, a ter lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal, pelas 10h30 do dia 13. A iniciativa demonstra a gratidão e apreço institucionais perante os cidadãos e instituições que, de qualquer forma, honraram, prestigiaram e promoveram o município, contribuindo para o seu desenvolvimento e bem-estar da população. Serão atribuídos os seguintes títulos: Cidadão de Honra, Cidadão de Mérito e Instituição de Mérito.

REEDIÇÃO DO BOLETIM CULTURAL – Nº 9
A edição de 2016 ficará também marcada pela reedição do Boletim Cultural – nº 9, uma publicação da autarquia, suspensa desde 2009. A sessão de apresentação acontece após a entrega das medalhas e assume-se como ‘um momento de grande interesse para a construção da História de Melgaço’, salienta o autarca, Manoel Batista.

A gastronomia apresenta-se neste certame com o Festival das Tapas e do Alvarinho e com o Bife de Presunto à la Carte, momentos que prometem deliciar os visitantes. ‘Melgaço em Festa’ termina com oconcerto de Luís Represas no Largo da Feira ao qual se seguirá o espetáculo pirotécnico e musical.

A Câmara Municipal oferece assim um conjunto de atividades culturais num ambiente de festa, de convívio e lazer.

Programa disponível aqui!