Festa do Alvarinho e do Fumeiro é o maior ‘produtor’ de vidro do país

Cerca de 6 toneladas, foi a quantidade de vidro recolhida em 2017, durante a Festa do Alvarinho e do Fumeiro. «É um Ecoevento Nacional de referência, o maior produtor de vidro do país!», certifica a Valorminho, empresa de referência no setor ambiental a nível regional, responsável pelo tratamento e valorização de resíduos no Vale do Minho.

Na edição deste ano (27 a 29 de abril), a empresa pretende maximizar o vidro e recolher também embalagens de plástico e metal e de papel e cartão. Mas as novidades não ficam por aqui, este ano a Festa acolherá a ação de educação ambiental ‘A NOSSA CASA É UM PLANETA’, aberta à participação de adultos e crianças, e a decorrer em diferentes horários, durante os três dias do certame. O projeto é resultado de um trabalho conjunto das empresas ALGAR, ERSUC, RESIESTRELA, RESINORTE, RESULIMA, SULDOURO, VALNOR e VALORMINHO, e contou com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

As temáticas de Redução, Reutilização e Reciclagem serão assim abordadas de uma forma inovadora, utilizando como recursos planetários itinerantes e três filmes projetados em 360º, o que possibilitará uma dinâmica interativa com os alunos e participantes. «Esta ação contribui para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, na construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.», afirma Dora Guterres, da Valorminho. Os filmes contam a história de dois irmãos, a Guida e o Rui, em versões adaptadas a várias idades, e que, consoante o filme que vão ver, desenvolvem uma ação que vai alertar e explicar o porquê de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos que todos fazem em casa.