JÁ É NATAL EM MELGAÇO

As luzes de Natal já se acenderam e as canções natalícias já se ouvem pelas lindas ruas de Melgaço: está aberta a época natalícia no Município mais a Norte de Portugal! Durante o mês de dezembro, um conjunto de iniciativas vai fazer as delícias de todos: Encontro de coros, exposições, Dramatização de um conto, Gala do Centro de estágios, curtas metragens e conversa com o autor João Esteves, animação de rua, Casa do Pai Natal, Passeios de charrete com o Pai Natal, Concertos de Natal e de Ano Novo e a Queima do Ano Velho, são as ações agendadas, para todos os gostos e idades, em Melgaço, onde não vai faltar animação musical propícia à época, pelas ruas melgacenses.

Melgaço desafia os munícipes a saírem de casa e a admirarem as ruas já iluminadas, um convite também para os turistas: ‘queremos colocar o concelho como um ponto de passagem obrigatória na época natalícia. Temos previstas várias ações para todos os gostos e idades com esse propósito’, alerta Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, chamando a atenção para as compras natalícias no comércio tradicional, ‘assim envolvemos toda a comunidade e estamos a contribuir para a economia local’.

BOAS SUGESTÕES PARA VISITAR MELGAÇO
O Encontro de Coros, hoje às 21h30, na Casa da Cultura, será a primeira ação natalícia: os protagonistas são o Grupo Coral Sta. Bárbara e o Grupo Coral de Parada do Monte. A entrada é livre e as vozes irão unir-se para cantar músicas natalícias. A partir de hoje a Magia do Natal já paira por Melgaço: as ruas do concelho estão adornadas com uma exposição de trabalhos natalícios feitos a partir de materiais reciclados, no âmbito do projeto ‘Natal ecológico’ (um projeto onde participam as Associações, IPSS e escolas locais). A mostra dos trabalhos decorrerá na área urbana da vila até 13 de janeiro. E também a Porta de Lamas de Mouro está já decorada com materiais reciclados alusivos à época.

12 de dezembro Casa da Cultura / das 10h00 às 14h30
Dramatização do conto “Carta para o Pai Natal”, organizada pelos Serviços Educativos da Câmara Municipal e destinado às crianças das Escolas

13 de dezembro Casa da Cultura / 14h30
Dramatização do conto “Carta para o Pai Natal”, organizada pelos Serviços Educativos da Câmara Municipal e destinado aos utentes das IPSS locais

17 de dezembro Chegada a Peso / 11h00
Descida do Pai Natal, organizada pela Associação Melgaço Radical

17 de dezembro Gimnodesportivo do Centro de Estágios / 21h30
Gala de Natal do Centro de Estágios

18 de dezembro Casa da Cultura / 18h00
Curtas-metragens e conversa com o ator João Esteves

21,22 e 23 de dezembro: Animação de Rua, Praça da República e ruas da Vila / Todo o dia
Casa do Pai Natal (inclui poltrona, árvore de Natal e marco do correio para cartas ao Pai Natal) – Praça da República
Animação de rua e pinturas faciais – Praça da República e ruas da Vila
Grupo musical itinerante – Praça da República e ruas da Vila

22 de dezembro Igreja Matriz – Vila / 21h30
Concerto de Natal pelo Orfeão de Vila Praia de Âncora

23 e 24 de dezembro: Largo Hermenegildo Solheiro / 10h00 – 12h30 e 14h00 -16h30
Passeios de charrete com o Pai Natal

30 de dezembro
Concerto de Ano Novo, Academia de Música Fernandes Fão
Auditório da Casa da Cultura / 21h30
Queima do Ano Velho, Centro Cívico de Castro Laboreiro /23h00
– Animação musical pelos Gaiteiros de Lobeira (música celta e gaitas de foles à moda da Galiza)
– Queima do Ano Velho
– Petiscos e esconjuro do Ano Velho com uma queimada

A par de todas estas ações, as ruas de Melgaço serão animadas por música da época até 8 de dezembro, entre as 10h00 e as 18h00.

As entradas e participação em todos os eventos são livres e gratuitas!