Rating municipal português: Melgaço está nos 30 melhores municípios

Foram apresentados os resultados obtidos na avaliação dos 308 municípios portugueses, para os anos de 2016 e 2018 e Melgaço posicionou-se entre os 30 melhores municípios portugueses, sendo que quando avaliados os territórios pequenos, está entre os 10 melhores.  De destacar ainda o 19º lugar quando avaliado o indicador serviços aos cidadãos. O estudo, coordenado por Paulo Caldas para a Ordem dos Economistas, pretende dar todos os anos uma visão integrada de avaliação dos municípios.

O estudo foi exaustivo e apresentou os resultados por município, destacando os melhores e os piores em cada tema. Apresentando-se para os anos de 2016 e 2018 os 10 melhores e os 10 piores, em termos de dimensão do município (pequenos, médios e grandes) e por região Norte, Centro, Alentejo, Lisboa, Algarve, Madeira e Açores. O referido estudo apresentou ainda as principais implicações ao nível das políticas e estratégias municipais. Foi a primeira vez que se realizou um Rating Municipal Português, com uma avaliação com notas a critérios que vão para além da atividade autárquica.