Seleção Nacional de Trail Running estagiou em Melgaço

A Seleção Nacional de Trail Running esteve este fim de semana (dias 26, 27 e 28 de abril) no Centro de Estágios de Melgaço a preparar-se para o Trail World Championship, que se realiza em junho, em Miranda do Corvo, Coimbra.

«Encontramos aqui todas as condições para o nosso primeiro estágio, rumo ao Mundial, no dia 8 de junho.», salienta o Selecionador Nacional, José Carlos Santos. Durante o estágio, a Associação de Trail Running de Portugal – ATRP apresentou os equipamentos oficiais da Seleção. Cristina Couceiro, Inês Marques, Lucinda Sousa, Mariana Machado, Marisa Vieira, Paula Barbosa, Paula Soares, Sara Brito e Sofia Roquete são as atletas que compõem a equipa. A equipa masculina é composta por André Rodrigues, Bruno Silva, Bruno Sousa, Dário Moitoso, Hélio Fumo, Luís Semedo, Romeu Gouveia, Tiago Aires e Tiago Romão.

O Centro de Estágios de Melgaço é um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível. O complexo constitui-se como um polo dinamizador do desenvolvimento do desporto, lazer e turismo na região.

Divide-se em duas grandes áreas: a área de lazer, com diversos equipamentos que permitem a prática do desporto de manutenção e equipamentos destinados a atividades lúdicas e culturais; e a área destinada ao desporto de alta competição, servida por infraestruturas capazes de acolher diversas modalidades, tanto para competição como para treino. É nesta última área que se situa o Centro de Estágios, dotado de um conjunto de equipamentos próprios, disponibilizados em exclusivo aos clubes em estágio. É composto por estádio de futebol, pista de atletismo, campo de treinos, balneários, clube de saúde, ginásio de manutenção, salas de tratamentos e massagem, entre outros. Estes equipamentos encontram-se vedados ao exterior, mas interligados entre si, visando oferecer as condições necessárias a um melhor estágio, em segurança, tranquilidade e com privacidade.

Com uma localização privilegiada e inserido num espaço natural de rara beleza, o Centro de Estágios de Melgaço, um centro de treinos oficializado pela UEFA, tem sido a escolha de equipas de vários cantos do mundo, e de várias modalidades: Espanha, França, Itália, Canadá, Austrália, China, Qatar, Marrocos, Guiné Equatorial, Roménia, Angola, Polónia, Dinamarca, Rússia, Suíça, Nigéria, são alguns dos exemplos.

Melgaço tem vindo a promover eventos desportivos de referência, a nível regional, nacional e internacional, atraindo atletas de vários pontos do País, mas também de Espanha. No dia 5 de maio Melgaço recebe o 5º BTT XCO de Melgaço.

MELGAÇO RECEBE A 26 DE MAIO O V MELGAÇO ALVARINHO TRAIL – QUINTAS DE MELGAÇO

O Trail Running tem vindo a crescer exponencialmente a nível mundial, incluindo Portugal, com milhares de praticantes a escolherem os trilhos e as montanhas para as suas corridas. Também Melgaço é escolha para os entusiastas do trail: a 26 de maio recebe o V Melgaço Alvarinho Trail – Quintas de Melgaço. As inscrições estão a decorrer até dia 19 de maio. Mais informações aqui!

O MAT – Melgaço Alvarinho Trail começou com cerca de 250 atletas e quatro anos depois já eram cerca de 1400. As paisagens deslumbrantes, a tranquilidade da natureza, a adrenalina dos vários percursos, e, claro, a deliciosa gastronomia, acompanhada pelo ex-libris da região, o alvarinho, são as razões que motivam entusiastas de vários pontos do País e também de Espanha a participarem no trail mais a norte de Portugal.

«O desporto é uma alavanca de desenvolvimento da economia local e é este caminho que queremos potenciar. Melgaço já é uma referência para a prática de desportos de aventura e de desporto com cariz competitivo e/ou de lazer! É nossa intenção continuar a apostar no desporto.», afirma José Adriano Lima, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço.