Castro Laboreiro passou para a final das 7 Maravilhas

Castro Laboreiro está na fase final das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias. A aldeia melgacense e Piódão são as duas Aldeias Remotas que venceram a eliminatória disputada ontem à noite, 30 de julho, na Branda da Aveleira, aldeia de Melgaço que também estava a votação. No dia 3 de setembro, Piódão recebe a gala final, onde serão apuradas as 7 Maravilhas, em 7 categorias. A votação decorre entre o dia 27 de agosto (com o programa RTP 1 especial), e a Gala Finalíssima.

As aldeias melgacenses eram as únicas candidatas no Norte de Portugal, na categoria de Aldeias Remotas. ‘Acredito que temos qualidade para ser Maravilha de Portugal. Castro Laboreiro tem história! As suas tradições e lugares mostram vivamente a cultura castreja, que é ainda hoje sentida e vivida.’ afirma o autarca melgacense, Manoel Batista, confiante que Castro Laboreiro tem potencial para vencer. As aldeias de Melgaço concorreram com Aldeia da Pena (São Pedro do Sul), Curral das Freiras (Câmara de Lobos), Fajã de São João (Calheta), Gondramaz (Miranda do Corvo) e Piódão (Arganil). Melânia Gomes é a madrinha de Castro Laboreiro.


No total são 7 Galas eliminatórias por categoria e 49 aldeias a concurso
Aldeias apuradas: Aldeias Ribeirinhas – Dornes (Ferreira do Zêzere) e Santa Clara-a-Velha (Odemira); Aldeias Rurais – Sistelo (Arcos de Valdevez) e Paderne (Albufeira); Aldeias de Mar – Azenhas do Mar (Sintra) e Fajã dos Cubres (Ilha de São Jorge – Açores); Aldeias Remotas – Castro Laboreiro (Melgaço) e Piódão (Arganil).
Próximas galas: Podence (Aldeias Autênticas) a 6 de agosto; Monsanto (Aldeias Monumento) a 13 de agosto; e a 20 de agosto nos Açores (Aldeias em Áreas Protegidas), em Porto Martins, na ilha Terceira.
A 27 de agosto a RTP emite um programa de best of, sobre as 14 finalistas apuradas nas Galas anteriores, e começa uma semana inteira de votação, até ao domingo seguinte. As 7 eleitas são conhecidas a 3 de setembro, no Piódão, na Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias. Os números de votação serão revelados no programa de 27 de agosto e não há restrição nem limite de votos por participante. As 7 vencedoras a 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias, são apuradas pelo maior número de votos em cada uma das categorias.

Sobre as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias
As candidatas a 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias são organizadas em 7 categorias e as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que três aldeias por região. As categorias são: Aldeias-Monumento; Aldeias de Mar; Aldeias Ribeirinhas; Aldeias Rurais; Aldeias Remotas; Aldeias Autênticas; e Aldeias em Áreas Protegidas.
Todo o processo de eleição das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias é auditado pela empresa internacional de auditores PwC.
O projeto conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretária de Estado do Turismo, da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, do Centro Nacional de Cultura, do Instituto de História Contemporânea, da Federação Minha Terra, e da Associação Portugal Genial.
As 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias são patrocinadas pela Iki Mobile, primeira marca portuguesa de telemóveis em cortiça. A Kia é o Carro Oficial do projeto, acompanhando este roadshow por todo o país.

Recorde-se que Melgaço concorreu com três aldeias, em várias categorias: Branda da Aveleira – Aldeia Remota e Aldeias Autênticas, Castro Laboreiro – Aldeia Remota e Aldeias em áreas protegidas –  e Parada do Monte – Aldeias autênticas e Aldeias rurais. Foram apresentadas 446 candidaturas de 332 aldeias das 7 Regiões do país.