Anúncio de Bolsa de candidaturas para a Zona Empresarial de Alvaredo

Nos termos do n.º 3 do artigo 10.º do Regulamento das Zonas Empresariais do Concelho de Melgaço (RZEM), encontra-se aberta a bolsa trimestral de candidaturas para cinco lotes na Zona Empresarial de Alvaredo, designadamente:

– lote 1 – 22.887 m²
– lote 2 –  2.164 m²
– lote 3 – 2.686 m²
– lote 4 – 3.236 m²
– lote 5 – 4.290 m²

Os interessados podem apresentar as suas candidaturas até 31 de dezembro de 2023, para:
– a sede do Município de Melgaço, em suporte físico, ínsito em invólucro opaco e fechado, em cujo rosto deve apenas ser inscrita a menção «Candidatura a lote industrial», seguida da indicação de um endereço válido de correio eletrónico do candidato. No interior do invólucro deve constar o formulário, devidamente preenchido, datado e assinado, dirigido ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, o qual deverá ser acompanhado dos elementos lá referidos.

Pode consultar todas as informações aqui.

«Melgaço será um concelho mais competitivo e de maior interesse para os investidores.»

Recorde-se que o processo da Zona Empresarial de Alvaredo (ZEA) remonta a 2013, aquando da revisão do PDM que definiu esta zona como área industrial, tendo-se em 2018 avançado com o projeto global da zona industrial e de execução da 1ª fase de obra em 2021.

A ZEA representa um investimento de 2.711.820,22€, cofinanciado pelo FEDER no montante de 1.500.000,00€, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte2020. O projeto pretende reforçar a capacitação empresarial das PME da Região do Norte para o desenvolvimento de produtos e serviços e abrange uma operação de loteamento com obras de urbanização e acesso à Zona Empresarial, com uma alocação de 35 263 m² para área destinada a 5 lotes, distribuindo-se as áreas de cedência por um lote destinado a equipamento coletivo com 1 685 m², espaços verdes de utilização coletiva com 9 712 m² e espaços verdes de enquadramento com 3 649 m².

A operação pretende levar a efeito três intervenções distintas:
_operação de loteamento com obras de urbanização destinadas à edificação urbana
_novo acesso a executar em solo rural que estabelecerá a ligação entre a operação de loteamento e a via existente a nascente
_beneficiação de via existente a nascente – fundamentada exclusivamente na necessidade de permitir o acesso de veículos de grandes dimensões à Zona Empresarial a criar – estabelecendo a ligação à EN 202.

«A Zona empresarial de Alvaredo posicionará Melgaço na linha da frente em termos de competitividade no acolhimento empresarial e reforçará a sua centralidade no contexto da euro-região Galiza-Norte de Portugal. Melgaço será um concelho mais competitivo e de maior interesse para os investidores.», refere o autarca de Melgaço, Manoel Batista.