Campanha de solidariedade de apoio à Ucrânia

Melgaço, em articulação com os restantes nove municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), o CDOS (Comando Distrital de Operações e Socorro) de Viana do Castelo e o Banco Alimentar de Viana do Castelo, tem em marcha uma campanha de solidariedade a favor do povo ucraniano. A ação tem como propósito nesta primeira fase a recolha de bens essenciais e a identificação de alojamento temporário.

A AJUDA DE TODOS É ESSENCIAL: recolha de bens alimentares urgentes

– Cereais (trigo, milho, trigo sarraceno, aveia), Alimentos enlatados (peixe, carne), Salsichas de armazenamento longo, Queijos duros, Nozes e frutos secos, Biscoitos; Medicamentos e outras substâncias: Compressas estéreis em embalagens individuais (com componente elástico de compressão de primeiros socorros), Ligaduras e Gaze (estéril), Tipo de ligadura oclusiva torácica (em gel), Fita adesiva (não-tecido), Luvas de nitrilo (não-estéreis), Cobertor térmico (em polietileno), Meios mecânicos para parar hemorragias (Garrotes, Pomadas hemostáticas), Tubos nasofaríngeos (tubos de Guedel com lubrificante), Tesouras para cortar roupa e sapatos.
➡ ➡ Podem entregar estes bens na Loja Social da Cruz Vermelha, nos dias úteis entre as 9.00h e as 17.00h.
O Centro de Estágios de Melgaço foi definido como o centro de armazenamento. E daqui os bens humanitários serão encaminhados para o Banco Alimentar de Viana do Castelo.
Neste contexto, procedeu-se também:
– à criação de uma bolsa de voluntariado para apoio à integração das famílias refugiadas e logística associada à recolha de bens. A inscrição pode ser feita através do e-mail secretaria.ddec@cm-melgaco.pt ou pelos telefones 926292373 / 964182295.
– à criação de uma bolsa de alojamento em parceria com as IPSS´s e Associações locais;
– à criação de uma bolsa de voluntariado para inscrição de particulares que queiram proporcionar alojamento às famílias refugiadas. A inscrição pode ser feita através do e-mail secretaria.ddec@cm-melgaco.pt ou pelos telefones 926292373 / 964182295
– e foi ainda definida uma equipa multidisciplinar, de âmbito municipal, para coordenação das várias ações a desenvolver.