Grande Prémio do Minho 2017 – Juniores termina em Melgaço

O Grande Prémio do Minho está de regresso e com Melgaço como reta final das provas. A grande corrida é apadrinhada pelos internacionais portugueses Tiago Machado, José Mendes e José Gonçalves e destinada ao escalão de juniores. Acontece nos dias 28, 29 e 30 de julho, e irá percorrer Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Melgaço.

A clássica minhota, 29ª edição, irá percorrer no primeiro dia a região de Basto, tendo como epicentro a Praça da República, em Cabeceiras de Basto, vila que acolhe a primeira etapa do Grande Prémio do Minho na edição destinada a juniores, com o arranque da prova a obrigar os ciclistas a desgastarem-se ao longo de 88,8 km, com duas contagens de montanha, uma de 3ª categoria logo ao km 8,6, na ligação entre Cabeceiras e Póvoa de Lanhoso, e uma de 2ª categoria no alto da Lameira, após a passagem por Fafe, já no regresso para Cabeceiras, aos 62 km. A etapa intermédia percorrerá estradas do concelho de Vieira do Minho, com partida e chegada na Praça Dr. Guilherme Abreu, no centro da vila, para percorrerem um total de 103 km, com o grau de exigência a aumentar ao segundo dia, apesar de apresentar apenas uma montanha de 2ª categoria ao km 53,4 em Portela.

O Alto Minho será o palco da etapa da consagração do primeiro júnior a conquistar o Grande Prémio do Minho, desenrolando-se toda a ação bem no coração do Alvarinho, com toda a estrutura da prova a localizar-se em Melgaço, com partida (pelas 13h00) e chegada na Avenida Inês Negra, aumentando a quilometragem mais uma vez, desta feita para 106 km. A derradeira etapa contempla três contagens de montanha, todas elas de terceira categoria, sempre que o pelotão se aproximar da linha de meta nas três passagens pelo centro da vila raiana minhota. O pelotão júnior será constituído pelas principais formações portuguesas e por seis formações espanholas, num total de 20 equipas.

O Grande Prémio do Minho, cuja primeira edição remonta a 1977, é o ponto alto de sucessivas épocas desportivas levadas às estradas da região pela Associação de Ciclismo do Minho (ACM). É promovido sob a égide e cooperação com a UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo.

Mais informações sobre a história do Grande Prémio do Minho aqui!