MELGAÇO E VILA NOVA DE CERVEIRA CELEBRARAM PROTOCOLO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Melgaço e Vila Nova de Cerveira uniram-se em prol da educação das suas crianças e celebraram hoje, 24 de novembro, um protocolo de cooperação para intercâmbio de visitas escolares gratuitas aos espaços museológicos dos dois concelhos.

Contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, os dois municípios comprometem-se assim a colaborar mutuamente por forma a criar condições de visitas escolares gratuitas a vários espaços: os alunos do concelho de Melgaço poderão visitar gratuitamente o Aquamuseu do Rio Minho e o Núcleo Interpretativo dos Moinhos da Gávea e, em contrapartida, os alunos do concelho de Vila Nova de Cerveira poderão visitar gratuitamente o Núcleo Museológico da Torre de Menagem e as Ruínas Arqueológicas da Praça da República, o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, o Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek, o Espaço Memória e Fronteira e a Porta de Lamas de Mouro. As visitas poderão ocorrer durante o ano letivo, mas também durante as pausas letivas mediante calendarização previamente acertada.

O protocolo tem um período de duração de um ano, o qual se renovará por iguais períodos se nenhuma das partes se opuser. ‘Este protocolo contribuirá para melhorar a formação cultural destas crianças, ampliando suas referências sobre a história de cada município’, alerta Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço.

O protocolo foi assinado pelo autarca de Melgaço, Manoel Batista, e pelo autarca de Vila Nova de Cerveira, João Fernando Nogueira, estando presentes as Vereadoras da área da Educação dos respetivos municípios, a Vereadora Maria José Codesso (Melgaço) e a Vereadora Maria Aurora Viães (Vila Nova de Cerveira).