Melgaço homenageia José Marques com nome de rua

Reconhecendo que o melgacense José Marques, natural da freguesia de Roussas, é um exemplo pela marca que tem deixado um pouco por todo o país, a autarquia de Melgaço, em jeito de homenagem, atribuiu o seu nome a uma rua. A Rua da Escola é agora Rua Cónego Professor Doutor José Marques. O descerramento da placa aconteceu hoje, 12 de agosto.

José Marques foi um dos mais ilustres investigadores da História e Cultura do Alto Minho. Ao longo da sua vida foi colaborando com iniciativas dos diversos municípios alto-minhotos, quer através das bibliotecas, quer dos arquivos municipais.

Nasceu na freguesia de Roussas, em Melgaço, a 12 de agosto de 1937 e faleceu a 29 de janeiro de 2021. Foi sacerdote católico, cónego da Arquidiocese de Braga e professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, deixando, ao longo de toda a sua vida, marca um pouco por todo o país:

• Em 1994 foi agraciado com a Medalha de Mérito – Grau Ouro da Câmara Municipal de Braga;
  • Em 2003 recebeu a Medalha de Ouro da Faculdade de Letras da Universidade do Porto;
  • Em 2004, recebeu a Medalha de Mérito – Grau de Ouro da Câmara Municipal do Porto.
  • Também o Governo português o consagrou com a Medalha de Mérito Cultural, na Universidade do Minho, sob proposta da Casa-Museu de Monção.
  • Em agosto de 2017, o município de Melgaço honrou-o com o título de Cidadão de Honra.

Distinto estudioso e leitor (paleógrafo) de documentos antigos, com grande valia erudita e crítica, José Marques, além de distinto investigador, foi um notável professor universitário, coordenador, nomeadamente, de pós-licenciaturas e doutoramentos. É autor da obra “O Cartulário do Mosteiro de Fiães”. «Uma obra que vai dar a conhecer muito do que é a história de Melgaço nos seus primórdios.», dizia o professor aquando do lançamento e apresentação da obra, em 2016.

Deixou ainda um importante legado: o livro “Alto-Minho e Galiza – Estudos Históricos”, uma edição do Município de Melgaço e da Casa-Museu de Monção/ Universidade do Minho, com textos que, ao longo do tempo, o professor José Marques escreveu, numa coordenação de Viriato Capela, presidente da Casa-Museu de Monção.

Desde sempre colaborou com o Município de Melgaço, participando em conferências e palestras para as quais era convidado como orador e em estudos sobre a história do concelho, tendo sido um dos principais impulsionadores da realização do Boletim Cultural de Melgaço, participando com artigos que enriqueceram ainda mais esta publicação.

MELGAÇO HOMENAGEOU CIDADÃOS E INSTITUIÇÃO PELO TRABALHO NOTÁVEL EM PROL DO CONCELHO

Ainda nesta manhã, Melgaço homenageou cidadãos e instituições que se notabilizaram pelos seus méritos pessoais e feitos cívicos e por todo o seu trabalho em prol da comunidade melgacense.

O presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, entregou sete títulos honoríficos:

Cidadão de Honra:
Tiago Brandão Rodrigues
Álvaro Domingues

Cidadão de Mérito:
Bernard Despomadéres
Joel Rodrigues
Manuel Rocha Armada
Porfírio Esteves

Instituição de Mérito:
Melgaço Radical

«Os nomes que hoje homenageamos são incontestáveis. O nosso agradecimento também para a instituição que obrigatoriamente mereceu a nossa homenagem. 25 anos de Melgaço Radical! Parabéns pelo vosso percurso.
Esta foi uma forma de, em nome de Melgaço, agradecer pelo contributo para o engrandecimento e dignificação do nosso concelho. De facto, Melgaço tem pessoas e instituições que têm honrado, e muito, Melgaço. Por tudo isso, obrigado a todos.»,  referiu o autarca de Melgaço, Manoel Batista, durante a sessão.

A autarquia de Melgaço havia já atribuído títulos honoríficos nos anos de 2016, 2017 e 2019. Informação detalhada sobre os cidadãos e instituições homenageadas aqui.