Melgaço inaugura mais quatro lojas pop-up

projeto Melgaço Tem Pop-up

No próximo sábado, 13 de novembro, Melgaço inaugura mais quatro lojas pop-up. O programa tem vindo a granjear a confiança de novos senhorios aderentes ao programa MELGAÇO TEM POP-UP, que têm entregado os seus espaços para ocupar graciosamente. Neste enquadramento, Melgaço terá agora 19 espaços no âmbito deste projeto. A inauguração acontece pelas 11h30 e o Largo Hermenegildo Solheiro é o ponto de encontro da iniciativa.

Recorde-se que o programa Urbact/ RegrowCity, Melgaço Tem Pop-Up, encerrou em julho passado, numa cerimónia que contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Fruto do sucesso deste programa e da dinâmica que imprimiu à Vila da Melgaço, o Presidente da Câmara, Manoel Batista, decidiu dar continuidade ao mesmo. «Nunca algo de semelhante tinha sido antes tentado. Esta foi uma aposta arriscada e ambiciosa, com obstáculos que se anteviam difíceis de transpor, mas que quisemos enfrentar, enquanto desafio que urgia assumir em prol do território e das gentes de Melgaço. Cedo percebemos que aderir ao Programa URBACT implicaria um forte e profundo envolvimento de todas as partes da sociedade melgacense, fazendo os seus mais ativos atores e agentes participar dos processos de decisão e ação. Numa gestão urbana (e territorial) moderna, endereçando por vezes problemas antigos e complexos, como é o caso do declínio prolongado (de que sabemos padecem grande parte das vilas e cidades do interior e da Europa), há que ter a coragem de envolver e comprometer, diria mesmo coresponsabilizar a sociedade civil, empoderando os atores, mas também promovendo a iniciativa e participação na experimentação de soluções, tantas vezes arriscadas.», considera Manoel Batista.

«O trabalho conjunto aqui desenvolvido apresenta resultados incontornáveis no relançamento da vida urbana, seja na dinamização do tecido comercial/económico, novo e já anteriormente instalado, mas também na reanimação do espaço público (onde na requalificação a autarquia tem empreendido grandes investimentos) assim oferecendo um ambiente urbano mais diverso e rico para residentes e visitantes. Esta é uma realidade reconhecida e elogiada pelos parceiros europeus, mas sobretudo pela sociedade melgacense, que interiorizou a mais-valia e eficácia deste nosso MELGAÇO TEM POP-UP, continuando a abordar-nos com constantes propostas de empreendedorismo e “oferta” de espaços a associar ao programa e prova disso são estas novas quatro lojas que agora abrem.», refere autarca.

19 PROJETOS DE NEGÓCIO / ATIVIDADES

Desde que arrancou em 2019, o programa Melgaço Tem Pop-Up foi alavancando Melgaço: concretizaram-se 15 projetos de negócio / atividades, contando, nomeadamente, com 13 projetos lojistas e duas lojas âncoras com atividades de IPSS´s, artistas, e demais sociedade civil, juntando-se agora quatro novas lojas. Destes seis maturaram o modelo de negócio e transitaram já em permanente/definitivo, sejam em espaços inicialmente afetos ao programa, seja em lugar próprio fora deste:

– Bolos e Bolinhos Gourmet (Bernardete Pereira)

– Loja de Antiguidades (Ana Maria Gregório)

– Elisangela Castro na loja âncora_ primeiro projeto

– Cantinho da Bé (Eduarda Nabeiro)

– Sabor do Céu (Elisangela Castro)

– LP Alumínios (Leonel Pires)

– Old Street Studio (Joana Reinales)

– Story Board – Photography (Tiago Fernandes)

– Diversidade De Fotografias (Carla Sousa)

– Sapataria Alves (Cindy Castro)

– Artpaulabijus (Paula Ferreira)

– Estética (Flávia Oliveira)

– Roscas de Melgaço (Madalena Barbosa)

TOTAL DE PROJETOS JÁ DEFINITIVOS – 6

– Bolos e Bolinhos Gourmet (Bernardete Nabeiro)

– Cantinho da Bé (Eduarda Nabeiro)

– Sabor do Céu (Elisangela Castro)

– LP Alumínios (Leonel Pires)

– Old Street Studio (Joana Reinales)

– Sapataria Alves (Cindy Castro)

– Artpaulabijus (Paula Ferreira)

– Estética (Flávia Oliveira)

– Roscas de Melgaço (Madalena Barbosa)

Toda esta dinâmica é, inequivocamente, reveladora do mérito e efeitos benéficos no incentivo ao empreendedorismo e reanimação da dinâmica comercial da Vila de Melgaço e a prática do município tem sido referida como um caso de sucesso. Recentemente, num estudo sobre as Redes de Transferência URBACT o projecto MelgaçoTemPopUp é distinguido. «Melgaço tem sido um excelente parceiro da Rede Re-GrowCity. De longe, tem excedido as suas próprias expectativas para a transferência das boas práticas, contribuindo também para melhorias nas atividades da cidade líder de Boas Práticas, Altena.» Pode ler-se, no documento, conduzido pelo perito URBACT Matthew Baqueriza Jackson.