Mudança temporária da feira semanal
A partir do dia 8 de dezembro, e por um período de quatro meses, a Feira semanal de Melgaço vai mudar para um local físico diferente por motivo de obras do atual local: o Largo do Mercado Municipal irá ser alvo de obras de requalificação. Após análise das possíveis localizações, a feira semanal temporária será distribuída pela Avenida 25 de Abril (desde a rotunda do CCT-Centro Coordenador de Transportes), Rua das Piscinas e Rua do Caneiro (conforme mapa anexo).
A escolha da localização temporária teve em conta a proximidade do centro, os acessos, a circulação do trânsito, pessoas e bens, e a necessidade do cumprimento dos diversos requisitos necessários à realização das feiras.
A mudança da feira semanal irá implicar alterações do sentido de trânsito: às sextas-feiras, das 06h00 às 21h00, a circulação irá ficar proibida na Avenida 25 de Abril (desde a Rotunda do CCT até ao Centro de Estágios), na Rua das Piscinas (no sentido descendente), na Rua do Caneiro e na Rua dos Buraquinhos (neste caso, exceto para os moradores). O acesso ao Centro de Estágios será efetuado pela freguesia de Prado. As vendas e os serviços do mercado municipal continuarão a funcionar normalmente com alguns condicionamentos no acesso aos estabelecimentos do piso 1, que será feito através do piso 0.
A intervenção contempla não só a repavimentação integral e a modernização das infraestruturas de águas, esgotos, iluminação e telecomunicações, mas também o arranjo paisagístico, a reformulação e melhoramento dos espaços destinados a feirantes e estacionamento, em cumprimento da legislação, em especial as normas relativas à melhoria das condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada. O novo Largo terá um espaço público pedonal, complementado por 92 lugares de estacionamento, sendo quatro destinados a pessoas com mobilidade condicionada, convertendo-se semanalmente no espaço de feira com 105 lugares de venda. Este largo, irá proporcionar também um espaço mais confortável para a realização da citada Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço, um dos eventos mais importantes da Região Norte e que todos os anos atrai milhares de pessoas a Melgaço
As obras de requalificação significam um investimento elegível de 542.190,00 € (valor já com 6% de IVA), sendo 460.861,50 euros cofinanciados pelo FEDER, no âmbito do programa NORTE 2020.