Festa do Espumante será celebrada online

“Brindar à Vida com Espumante Alvarinho” é o mote da VI edição da Festa do Espumante de Melgaço, que este ano decorrerá num formato diferente. A autarquia não quis deixar passar em branco o certame e reinventou-o: através das redes sociais e do site municipal irá apresentar as 22 referências de espumante alvarinho de Melgaço, bem como os produtos da região. Perante as vicissitudes em virtude da situação pandémica, Melgaço encontrou aqui uma forma de promover e ajudar os produtores e a economia local a reerguer-se. «Os nossos produtores merecem o reconhecimento do seu trabalho!», afirma o autarca, Manoel Batista.

A Festa deveria acontecer no último fim de semana de novembro (nos dias 27, 28 e 29), mas, uma vez readaptada, a autarquia alargou o período do certame: de 20 de novembro a 4 de dezembro todos os espumantes de alvarinho de Melgaço serão divulgados nas redes sociais e no site municipal, bem como os contactos e devidas informações dos produtores, para que todos possam encomendar os produtos diretamente ao produtor e, assim, celebrar a Festa em casa, em segurança. Aliás, haverá mesmo um Brinde à Vida com Espumante Alvarinho: a autarquia vai apelar a que todos, no dia 28 de novembro, pelas 22h00, brindem em suas casas e depois partilhem o momento através das redes sociais da autarquia.

Paralelamente, serão divulgados os mais variados produtos da região. A Festa do Espumante, tal como foi idealizada, tem como propósito não só valorizar o espumante, mas todos os produtos locais, bem como todo o concelho através de uma oferta turística integrada onde o enoturismo, o turismo rural, os desportos aventura, o património cultural e paisagístico, a hotelaria e restauração constituem fatores dinamizadores para este que é o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal. «É esta uma forma de darmos a conhecer o território. Os produtos do território, facilitando a realização de negócios», refere Manoel Batista.

 

MELGAÇO TEM 14 PRODUTORES DE ESPUMANTE

Adega do Sossego, Alvaianas, Casa de Canhotos, Dom Ponciano, Dona Paterna, Encosta da Capela, Encostas da Cabana, Encostas dos Sobrais, Quinta do Regueiro, Quintas de Melgaço, Reguengo de Melgaço, Soalheiro, Terras de Real e Valados de Melgaço, são os 14 produtores que produzem espumante de Alvarinho em Melgaço, resultando num total de 22 referências e de diferentes perfis.

Ao longo dos tempos, e agora em resposta às dificuldades que a crise provocada pelo novo coronavírus COVID-19 gerou, os produtores têm-se adaptado e são já muitos os que estão a fazer vendas online, levando Melgaço a vários cantos do país e do mundo.

Todas as informações estarão disponíveis nas redes sociais da autarquia e no site – www.cm-melgaco.pt.

 

MELGAÇO CELEBRA A FESTA DO ESPUMANTE DESDE 2015

A Festa do Espumante de Melgaço teve a sua primeira edição em 2015. Desde então tem contribuído para a afirmação da identidade de Monção & Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas singulares: solo, microclima e saber-fazer. «A Festa do Espumante foi uma aposta arriscada, mas hoje o certame já se afirmou. E prova disso são os números: em 2019 tivemos cerca de 9 mil visitantes. É uma montra privilegiada para o nosso Alvarinho e para a gastronomia regional. Não tenho dúvidas, nenhumas, de que é uma aposta ganha!», afirma o autarca melgacense.