Cerca de 900 inscritos no 9º Melgaço Alvarinho Trail – Quintas de Melgaço

Cerca de 900 inscritos no 9º Melgaço Alvarinho Trail - Quintas de Melgaço

No próximo fim-de-semana, 6 e 7 de abril, cerca de 900 atletas rumam ao Município Mais a Norte de Portugal para o 9º Melgaço Alvarinho Trail – Quintas de Melgaço (MAT). O evento que engloba o Campeonato Nacional de Trail, da ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, e que ao longo dos anos tem encantado os amantes da modalidade, durante os dois dias de provas contará com a participação de atletas de seis nacionalidades diferentes: Portugal, Espanha, França, Brasil, Alemanha e Moçambique.

O Campeonato Nacional de Trail, que decorrerá num percurso de 32km (série 200) e que pela primeira vez integrará o Melgaço Alvarinho Trail, ainda tem inscrições abertas para equipas, a decorrer na plataforma my.atrp.pt, até às 23h59m do dia 04 de abril de 2024.  As inscrições individuais já se encontram encerradas. A prova contará com a participação de atletas nacionais que alcançaram os melhores rankings no respetivo escalão etário, decorrente das participações em circuitos nacionais ou internacionais, e de atletas que conseguiram posições de destaque em competições distritais e regionais.

No dia em que acontece o Campeonato, sábado, 6 de abril, esperam-se mais de 400 atletas oriundos de todo o país e ilhas, dos 20 aos 70 anos, aos quais se juntam atletas estrangeiros a competir por clubes nacionais. A participação feminina continua a ser uma aposta federativa, tendo a Associação de Trail Running de Portugal mantido a possibilidade de inscrição às equipas mesmo sem ranking elegível, fazendo com que esta seja uma modalidade com uma crescente participação de atletas femininas.

As provas do dia 7 de abril integram, uma vez mais, os circuitos nacionais de trail da ATRP – Associação de Trailrunning de Portugal, pontuável nas distâncias de Ultra Trail (48km – série 100), de Trail Longo (32km– série 100) e de Trail Curto (19km – série 100).  A proposta para quem deseja percorrer Melgaço de uma forma mais descontraída é uma caminhada (11km), mas as inscrições já se encontram encerradas. A informação relativa ao regulamento poderá ser consultada aqui.

Todas as provas arrancam do Largo Hermenegildo Solheiro. No dia de competição do Campeonato Nacional, sábado, 6 de abril, a partida está marcada para as 09h00. No domingo, dia 7 de abril, a partida da primeira prova, Ultra Trail, terá lugar pelas 08h00.

A 9ª edição do Melgaço Alvarinho Trail, um evento de referência no panorama regional e nacional, contempla as seguintes freguesias: U.F de Vila e Roussa; U.F. Chaviães e Paços, Fiães; U.F. de Castro Laboreiro e Lamas; S. Paio.

O IX Melgaço Alvarinho Trail – Quintas de Melgaço (MAT) é organizado pela Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer EM., com apoio do Município de Melgaço, Associação Trail Running de Portugal, Associação de Atletismo de Viana do Castelo e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Melgaço.

6 DE ABRIL – CAMPEONATO NACIONAL DE TRAIL

06h30 – Abertura do secretariado (entrega de Dorsais)
08h30 – Encerramento do secretariado
08h45 – Controlo Zero
09h00 – Partida

7 DE ABRIL – CIRCUITO NACIONAL

06h30 – Abertura do secretariado (entrega de Dorsais)
08h30- Encerramento do secretariado
07h40- Abertura Controlo Zero Trail Ultra
08h00- Partida do Trail Ultra
08h15- Abertura Controlo Zero Trail Longo
08h30- Partida Trail Longo
08h45- Abertura Controlo Zero Trail Curto
9h00- Partida Trail Curto
9h05- Chamada para a Caminhada
09h15- Partida Caminhada
14h30- Cerimónia protocolar de entrega de prémios (Trail Curto e Trail Longo)
16h00- Cerimónia protocolar de entrega de prémios (Trail Ultra)
17h00- Encerramento do evento

Cerca de 900 inscritos no 9º Melgaço Alvarinho Trail - Quintas de Melgaço

O MAT ESTÁ NOS ROTEIROS DOS TRAILS DE PORTUGAL

Começou com cerca de 250 atletas, em 2015, e, desde então, tem atraído atletas e entusiastas de vários pontos. Os participantes deslocam-se ao município mais a norte de Portugal não só para um trail com percursos exigentes, mas também para desfrutar das paisagens soberbas, da tranquilidade da natureza, assim como da deliciosa gastronomia, acompanhada pelo ex-libris da região, o vinho alvarinho.

Em 2019 foi considerado o evento desportivo do ano pelo “O Minhoto” Troféus Desportivos, uma ação destinada ao reconhecimento público do mérito de todos os envolvidos no fenómeno desportivo da região Minho, através da atribuição de Troféus.