Festa do Alvarinho e do Fumeiro está de regresso e com novidades

De 28 a 30 de abril, Melgaço volta a reunir produtores de alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço para mais uma Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço. A 29ª edição será inaugurada pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, no dia 28, pelas 17h30, no largo do Mercado Municipal.

Inovação e novidades são as palavras de ordem para esta Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço (FAFM). Para além dos produtos de qualidade que estarão em prova, Melgaço apresenta nesta edição uma área maior – um total de 830m2, uma área específica para a restauração e ainda espaços para provas personalizadas e para o estabelecimento de parcerias e negócios.

«A aposta na presente edição assenta no aumento da atração ao território de profissionais do setor. Criamos para esse efeito, no recinto e áreas adjacentes, espaços para provas personalizadas e para o estabelecimento de parcerias e negócios. Serão locais onde os produtores poderão apresentar, num conceito mais intimista e próximo, os seus produtos a potenciais clientes ou visitantes, com particular interesse ou afinidade com o setor.», refere o autarca de Melgaço, Manoel Batista, salientando que «No que respeita à área de negócios será instalado um espaço no mercado municipal, contíguo à tenda principal, para realização de reuniões e encontros profissionais, com uso exclusivo para os produtores dos vários setores presentes no evento. Pretende-se, incrementar a vertente comercial e as vendas, proporcionando aos produtores presentes no evento outras condições para a concretização de novos negócios e parcerias.».

Dos vinhos alvarinho, ao fumeiro e ao artesanato, passando pelo turismo e pela gastronomia, o certame reúne as características populares que estiveram na sua origem e a evolução natural assinalada ao longo destes 28 anos. Esta edição conta com a presença de 27 produtores de alvarinho, três produtores de produtos tradicionais, quatro produtores de fumeiro e queijos, quatro de doces e quatro restaurantes. E ainda de sete entidades de animação turística/artesanato. Juntos, vão dar a conhecer o potencial da região num certame que atrai milhares de visitantes de vários pontos do país, mas também da vizinha Galiza e ainda melgacenses emigrantes.

Durante os três dias do evento será possível assistir a showcookings protagonizados pelo chef estrela Michelin Vitor Matos e pelos chefs Hernâni Ermida e Hélio Loureiro. Apresentarão propostas gastronómicas com produtos autóctones melgacenses e, claro, harmonizados com alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço.

Haverá também oportunidade de assistir a três provas comentadas de vinhos, pelo sommelier Manuel Moreira, da Revista de Vinhos, que se debruçará nas temáticas: “A criatividade e inovação no alvarinho”, “Alvarinhos com idade, um prazer sublime” e “Alvarinho, o cheiro e sabor da originalidade”.

Para além da exposição, prova e venda de produtos, o programa do evento oferece ainda o concurso do Mel, Salpicão, Presunto e Broa de Melgaço, produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP); momentos de animação musical, diurna e noturna; e ainda toda uma diversidade de atividades paralelas, de animação turística e desportiva e ainda de enoturismo, que permitirão dar a conhecer Melgaço.

O recinto da Festa conta com um total de 45 expositores e uma zona de degustações com capacidade para cerca de 480 pessoas sentadas. Os visitantes poderão adquirir o kit de prova (copo e porta-copo) no stand da organização do evento, pelo valor de 2,5€.

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro – organizada pela Câmara de Melgaço e co-produzida pela Essência, Co – decorre nos dias 28 e 29 entre as 10h e as 04h00 e no domingo entre as 10h e as 21h00.

Programa disponível aqui.