“Lamas Sons & Ventos” leva música à Porta de Lamas de Mouro

No dia 6 de julho, a Porta de Lamas de Mouro, em Melgaço, recebe a segunda edição do “Lamas Sons & Ventos”, um espetáculo onde a música e a arte andam de mãos dadas. Será um momento único, de descoberta de sons e um ponto de encontro para os amantes da música no Destino de Natureza Mais Radical de Portugal.

A envolvente natural, a área de lazer circundante ao Rio Mouro e a vista de montanha magnífica fazem de Lamas de Mouro um paraíso natural e o cenário ideal para este encontro de sons e música. A sessão da abertura oficial acontece pelas 14h30, na Porta de Lamas de Mouro. Ao longo daquela tarde os participantes terão oportunidade de desfrutar de vários momentos musicais, protagonizados por diversos grupos: “A Jigsaw”, “West Coast Man” e “Minnemann Blues Band”.

Para quem estiver interessado em conhecer de perto a região e os seus costumes, durante a manhã, realizar-se-ão outras atividades, como um workshop de pão castrejo e uma pequena caminhada pela vila de Castro Laboreiro. Pelo meio, nã0 faltarão momentos de música e poesia. A paragem para o almoço acontece pelas 12h30, onde os participantes terão a oportunidade de degustar produtos regionais no parque de merendas de Lamas de Mouro (inscrição obrigatória, através do contacto 967 200 344, sendo o custo de 10€ por pessoa).

Haverá ainda a possibilidade de apreciar arte, através da exposição de fotografia “Mulheres” (de Mercedes Vazquez Saavedra) e de assistir a momentos de pintura ao vivo, com os artistas Manuel Cunha e Paula Ribeiro – Pólen & Alua.

PROGRAMA
10h00 – Workshop de Pão castrejo e caminhada pela vila de Castro Laboreiro. Momentos musicais e poesia.

12h30 – Almoço volante com produtos regionais
14h30 – Sessão de abertura – Porta Lamas de Mouro
15h00 – Momento musical: “A Jigsaw”
16h30 – Momento musical: West Coast Man
18h00 – Momento musical: Minnemann Blues Band
19h30 – Jantar convívio (cachena assada 10€ por pessoa)

A iniciativa visa dar a conhecer os locais que compõem o Parque Nacional Peneda-Gerês, incentivando à cooperação entre diferentes stakeholders num esforço conjunto de promoção do turismo da região.

«Recuperar tradições e rituais de tempos remotos, incentivando à participação quer de turistas quer de gentes da terra, revela-se cada vez mais importante no sentido de não deixarmos perder hábitos e costumes que são, afinal, os pilares da nossa cultura popular. O potencial turístico associado a este tipo de iniciativas é enorme, tal tem vindo a ser visível pela evolução que o turismo tem vindo a ter no nosso país. Castro Laboreiro e Lamas de Mouro emerge como uma região com elevado potencial que carece ainda de maior exploração e o turista que vem sai sempre com o desejo de regressar dentro do peito.», atenta Sónia Nogueira, da empresa JUST NATUR- Events & Experiences in Nature, organização do evento.

O evento é uma organização da empresa JUST NATUR- Events & Experiences in Nature e da Câmara Municipal de Melgaço, com o apoio da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro e da MiraXurés.

A edição de 2019 está enquadrada no Projeto Europeu de Dinamização da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP).