Lampreia do Rio Minho já em degustação

Até 15 de abril é época de degustação da Lampreia do Rio Minho! Vários restaurantes dos seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira – convidam à prova do afamado ciclóstomo. Para a mesa levam propostas tradicionais e inovadoras, como lampreia à bordalesa, assada no forno, ensopada no molho do seu próprio sangue e com arroz, recheada, escabeche e ainda sushi. Um prato para colocar o chef à prova, já que não cativa a todos.

“Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” é uma iniciativa promovida pela Adriminho – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho e vai já na 11ª edição.

Este é um dos pratos mais genuínos da gastronomia tradicional melgacense. Por cá, são 11 os restaurantes aderentes: Adega Regional do Sabino, Adega do Sossego, Chafarix, Foral de Melgaço, Mini Zip, O Adérito, Paris, Tasquinha da Portela, Verde Minho, Casa Real e O Brandeiro.

Durante este período, os seis municípios aliam propostas culturais, entusiasmando à descoberta da riqueza patrimonial e paisagística da região. Em Melgaço há um programa de animação com atividades de turismo natureza e aventura, não fosse este ser o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal, como rafting, caminhadas, rapel, salto pendular, arvorismo, slide, escalada, passeios pedestres…

São também sugestões visitas aos espaços museológicos da rede Melgaço Museus, visitas e provas nas adegas aderentes da Rota do Vinho Alvarinho e também visitas a produtores de artesanato, de fumeiro, de queijo e de outros produtos locais.jantar-vínico (77)

JANTAR VÍNICO DE HARMONIZAÇÃO DA LAMPREIA DO RIO MINHO COM ALVARINHO

No dia 28 de março, pelas 20h00 (em local a definir), o Chef Vitor Matos, estrela Michelin, estará em Melgaço a preparar um jantar vínico de harmonização da Lampreia do Rio Minho com Alvarinho: uma homenagem a estes dois produtos endógenos que atraem ao Município Mais a Norte de Portugal cada vez mais apreciadores.

O programa contempla também uma caminhada “Pela rota das Pesqueiras”, uma parceria entre o Município de Melgaço e Arbo. Durante a atividade, que acontece no dia 5 de abril, os participantes poderão conversar com os pescadores, “participar” na pesca da lampreia, aprender a fazer as redes de pesca, a escalar e a preparar as lampreias. No final, haverá degustação de alguns pratos confecionados com esta iguaria. Os apaixonados e curiosos pela lampreia poderão ainda ver uma interessante exposição de fotografia e artesanato: “O Rio Minho, um rio de excelência”, de 1 a 30 de abril, na Casa da Cultura.

O programa está disponível aqui!