Melgaço em Festa, em segurança!

De 1 a 16 de agosto Melgaço vai estar em Festa, em segurança. A situação pandémica obrigou à reestruturação do habitual programa, levando ao cancelamento de algumas atividades e à apresentação de outras. A autarquia apostou no cinema drive-in, vídeo mapping e no streaming via redes sociais para levar a festa a casa de todos. As ações ao ar livre decorrerão sob exigentes medidas de segurança.

O Largo do Mercado Municipal vai receber sessões de cinema drive-in: de 1 a 3 de agosto, sempre pelas 22h00. Não haverá bilhetes, mas as inscrições são obrigatórias, e o limite de viaturas é 37.

Dia 01 de agosto
HÁ FESTA NA ALDEIA, de Jacques Tati
(FRA, 1949, Preto e Branco, 79′, M/6)

Dia 02 de agosto
CINEMA PARAÍSO, de Giuseppe Tornatore
(ITA/ FRA, 1989, Cores, 123′, M/12)

Dia 03 de agosto
ATÉ PARA O ANO, de Philippe Machado
(FR, 2019, Cores, 50′, M/12)

Na Torre de Menagem haverá video mapping: serão projetados vários espetáculos, desde cinema, a espetáculos interativos e projeções artísticas e espetáculos sobre a época medieval, para crianças, jovens e adultos. As sessões decorrerão em quase todos os dias do programa e sempre das 22h00 às 00h00. Terão uma duração de, no máximo, cerca de dez minutos, e limitadas a 40 pessoas por sessão.

Através das redes sociais da autarquia será também possível assistir à lenda de Inês Negra: será gravado um pequeno vídeo que retratará a lendária história. A ação assinala o Mercado Medieval, uma das grandes referências do Melgaço em Festa, no dia 8 de agosto, pelas 22h30.

O habitual fogo de artifício, que encerraria o evento, acontecerá virtualmente: em modo vídeo mapping na Torre de Menagem, nos dias 14, 15 e 16 de agosto, entre as 22h00 e as 00h00.

O Dia do Brandeiro, o Festival Internacional de Folclore, a Festa do Emigrante e a Festa C(r)asteja não poderão ser celebrados como o habitual, mas serão recordados nas redes sociais.

O programa contempla ainda a inauguração da exposição “1929-2020 – Federico Fellini “Il Maestro!”, no dia 1 de agosto, no Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek; a inauguração da Escultura “Capa Crasteja”, de Madalena Lima, no dia 15 de agosto, na Ponta da Estrada (Vila de Castro Laboreiro); e o concurso do Cão de Castro Laboreiro, também no dia 15 de agosto, no Campo do Eirado (Vila de Castro Laboreiro).

«Acreditamos que encontramos a melhor forma de celebrar o Melgaço em Festa, garantindo a segurança todos. Se todos sairmos em segurança, estarão reunidas todas as condições. Temos de nos proteger e proteger os outros.», salienta o autarca de Melgaço, Manoel Batista.