Melgaço renova título de “Município Amigo do Desporto” pelo 6º ano consecutivo

É o 6.º ano consecutivo que Melgaço, o destino de natureza mais radical de Portugal, é reconhecido, a nível nacional, com o galardão de “Município Amigo do Deporto”, atribuído pela Cidade Social e pela APOGESD (Associação Portuguesa de Gestão do Desporto). O título foi atribuído no passado dia 27 de novembro de 2023, numa cerimónia realizada em Felgueiras, na qual a autarquia de Melgaço participou e foi reconhecida com a prestigiada distinção.

O Programa Município Amigo do Desporto constitui uma rede de municípios portugueses, um grupo de partilha de boas práticas, de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo, assim como dos resultados obtidos pelos municípios portugueses.

O galardão atribuído no âmbito do programa é um reconhecimento público de excelência nas práticas adotadas pelo município melgacense na promoção do desporto e atividade física. Este sistema de reconhecimento destaca o compromisso de Melgaço em proporcionar oportunidades de atividade física e desportiva à sua comunidade, promovendo, assim, um estilo de vida ativo e saudável.

«O Desporto é, incontestavelmente, uma alavanca impulsionadora da economia melgacense. É um dos principais ativos estratégicos, ancorada nas condições naturais que temos. Melgaço é um destino de natureza por excelência.», refere o autarca de Melgaço, Manoel Batista, destacando que «as caraterísticas geográficas e geológicas nos concedem uma posição de destaque e permite que se pratiquem os desportos de rio e montanha mais exigentes, durante todo o ano. Aqui, vive-se adrenalina, com segurança e de braços dados com a natureza! Estamos situados na Área Protegida mais importante de Portugal, o PNPG – Parque Nacional Peneda Gerês, consagrado pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera.»

Perante a atribuição do prémio, Manoel Batista reforça a importância do Centro de Estágios de Melgaço para o concelho. «Não poderia deixar de referir a infraestrutura ímpar que é o nosso Centro de Estágios que, em 2004, foi oficializado pela UEFA e selecionado para centro de treinos para o Euro 2004. Com equipamentos desportivos homologados, de elevado nível de qualidade, esta infraestrutura está preparada para receber atletas de diversas modalidades e de todos os níveis de competição, tal como tem acontecido. Melgaço, é hoje, um destino de eleição em termos do produto turismo desportivo.», considera o autarca, salientando que «O desporto, continuará a ser uma das nossas apostas. Continuaremos a trilhar um caminho de forma ajustada, séria e equilibrada, promovendo a prática desportiva e mobilizando os vários agentes desportivos, contribuindo com o desporto para o desenvolvimento económico e social do concelho».

A distinção vai permitir que Melgaço participe em várias atividades ao longo do próximo ano, uma forma de partilhar as suas boas práticas desportivas e de as melhorar na medida que terão acesso a várias formações da área.

Saiba-se que no âmbito do programa Município Amigo do Desporto – MAD3, em fevereiro do decorrente ano, Melgaço foi anfitrião de um momento de partilha de ideias e boas práticas e de trabalho colaborativo, no qual os elementos representativos dos Municípios de Águeda e do Sabugal conheceram de perto o que está a ser implementado e desenvolvido na área desportiva, neste que é o Destino de Natureza mais Radical de Portugal.

DESPORTO É UMA DAS GRANDES APOSTAS DO MUNICÍPIO

A forte aposta nesta vertente prende-se com o facto de, para além do fator saúde, o Desporto ser uma alavanca, incontestavelmente, impulsionadora da economia melgacense e que deve ser potenciada no seu todo, permanentemente.

O Município de Melgaço promove o Desporto através da MELSPORT – Melgaço, Desporto e Lazer, E.M., empresa municipal vocacionada para o efeito. «Melgaço dispõe, por um lado, de equipamentos desportivos homologados com elevado nível de qualidade e, por outro lado, de um conjunto de instituições, que aliadas às nossas condições naturais de excelência nos colocam numa posição ímpar para a realização de atividades desportivas.», atenta o autarca melgacense, também presidente do Conselho de Administração da MELSPORT.

A autarquia tem apoiado e promovido diversos eventos, como o são o caso do Melgaço Alvarinho Trail, o Monção e Melgaço Granfondo, o Campeonato de Portugal de Drift, a Taça de Portugal de Ciclocrosse, torneios de futsal, entre outros.

A realçar ainda, no que respeita ao ciclismo, a autarquia de Melgaço tem apostado na promoção do Centro de BTT de Melgaço localizado em Lamas de Mouro, homologado pela FPC desde 2020, e que contou com novos investimentos realizados no ano de 2021, no âmbito da candidatura Walking & Cycling da CIM Alto Minho, com percurso de ligação à REDE C&W do Alto Minho e com percurso de ligação ao Bike Point, instalado  no Centro de Estágios de Melgaço, e ainda à pista permanente de XCO, estruturas implementadas no âmbito da candidatura feita pelo Município, da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e da Associação de Ciclismo do Minho junto da entidade organizadora da prova, para a organização do Campeonato da Europa de XCO de 2025, cuja confirmação foi anunciada a 10 de setembro.