No dia 21 de maio as entradas nos espaços museológicos são gratuitas

No próximo dia 21 de maio as entradas nos espaços museológicos de Melgaço são gratuitas. A ação acontece a propósito do Dia Internacional dos Museus, assinalado anualmente a 18 de maio. Para comemorar esta efeméride, a autarquia convida ainda a uma visita à Porta de Lamas de Mouro e ao Solar do Alvarinho.

Os espaços museológicos estão dispersos pelo concelho: no centro histórico é possível visitar o Núcleo Museológico da Torre de Menagem e as Ruínas Arqueológicas da Praça da República, bem como o Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek. Fora do centro histórico, mas não muito longe, é possível visitar o Espaço Memória e Fronteira e também o Solar do Alvarinho (temporariamente localizado no Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Melgaço, na Alameda Inês Negra, por motivo de obras do espaço centenário), com provas de alvarinho gratuitas.

Depois de um belo passeio pelo centro histórico e arredores, o visitante é convidado a conhecer um pouco do Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), onde irá encontrar uma das portas deste Parque, a Porta de Lamas de Mouro, situada na freguesia de Lamas de Mouro, e que oferece uma exposição permanente sobre o contexto histórico-geográfico desta área protegida. E, mais no topo da montanha, o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, na freguesia que lhe dá o nome, também em pleno PNPG.

HORÁRIOS:
Espaços museológicos e Porta de Lamas de Mouro: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Solar do Alvarinho: Seg. a Sex. – das 10h00 às 19h00; Sáb., Dom. e feriados – das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

A visita ficará completa com a degustação da deliciosa gastronomia, acompanhada pelo ex-libris da região, o alvarinho, quer seja num restaurante ou em alguma das adegas, que hoje oferecem uma diversidade de sugestões, sugestões essas que se complementam com atividades alheias ao setor onde atuam, em parceria com as diferentes empresas do concelho, tudo para que o turista tenha a possibilidade de ter uma visita o mais completa possível.

E, não fosse Melgaço o destino de natureza mais radical de Portugal, o convite estende-se ainda para a prática de atividades de desporto de natureza e radical. São muitas as empresas que atuam neste segmento, um pouco por todo o concelho. A ultimar a experiência / visita a Melgaço, o visitante ficará certamente encantado com uma pernoita no concelho.

Em Melgaço, a oferta é, portanto, completa: da natureza ao bem-estar, passando pelo Alvarinho e pelo fumeiro, dando uma volta entre a cultura e o património, sem esquecer o desporto, a sugestão é que se Descubra Melgaço em redor de uma sossegada e deslumbrante natureza. Localizado a menos de duas horas do Porto e perto da Galiza, Melgaço é um destino a não perder.

«Desvendar e sentir Melgaço, requer um combinado de observação e vivência só alcançados quando nos envolvemos no seu quotidiano e descobrimos cheiros, sons, vozes, caminhos e recantos. Esta descoberta realiza-se nas ruas cheias de História que revelam o nosso passado, bem como de zonas verdes que se estendem por todo o território, desde a zona ribeirinha até à zona de montanha.» – Manoel Batista, autarca de Melgaço.

Informação de todas as empresas e atividades possíveis no concelho disponíveis aqui.

MELGAÇO ESTÁ ENTRE OS DESTINOS TURÍSTICOS SUSTENTÁVEIS DO MUNDO CERTIFICADOS PELA EARTCHECK

Melgaço viu, recentemente, renovado o selo prata pela EarthCheck, que certifica o concelho como destino turístico sustentável.

A renovação desta certificação internacional comprova o trabalho que a autarquia tem feito para continuar a responder aos critérios solicitados pelo padrão normativo da EarthCheck – órgão acreditado pela Global Sustainable Tourism Council (GSTC), rumo a um concelho cada mais sustentável.

«A certificação não é uma meta, mas um caminho, uma jornada contínua, rumo a um Melgaço cada vez mais sustentável.», refere o autarca de Melgaço, Manoel Batista.

Recorde-se que em 2022 Melgaço obteve o selo prata que certificou Melgaço como destino turístico sustentável, sendo, até ao momento, o único município situado no Parque Nacional Peneda Gerês – PNPG com a distinção de destino turístico sustentável atribuída por uma entidade acreditada pelo GSTC – Global Sustainable Tourism Council. «É nosso objetivo, no prazo de três anos, atingir o nível de certificação OURO, cumprindo com os requisitos do normativo e assegurando a responsabilidade com este processo de melhoria contínua.», atenta Manoel Batista.

O Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente a 18 de maio, através da organização de diversas atividades, com o objetivo de promover junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento. Em 2023, o ICOM Internacional apresenta o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, procurando destacar o importante contributo dos museus para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades.