Um milhão e quinhentos mil euros de financiamento do FEDER para a Zona Empresarial de Alvaredo

Melgaço está a construir uma nova zona empresarial: a Zona Empresarial de Alvaredo (ZEA). As obras da fase 1 iniciaram-se em 2021 e representam um investimento de cerca de três milhões de euros, cofinanciado pelo FEDER no montante de 1.500.000,00€, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte2020.

O projeto da ZEA abrange uma operação de loteamento com obras de urbanização e acesso à Zona Empresarial, com uma alocação de 35 263 m² para área destinada a 5 lotes, distribuindo-se as áreas de cedência por um lote destinado a equipamento coletivo com 1 685 m², espaços verdes de utilização coletiva com 9 712 m² e espaços verdes de enquadramento com 3 649 m².

A operação pretende levar a efeito três intervenções distintas:
_operação de loteamento com obras de urbanização destinadas à edificação urbana
_novo acesso a executar em solo rural que estabelecerá a ligação entre a operação de loteamento e a via existente a nascente
_beneficiação de via existente a nascente – fundamentada exclusivamente na necessidade de permitir o acesso de veículos de grandes dimensões à Zona Empresarial a criar – estabelecendo a ligação à EN 202.

«A Zona empresarial de Alvaredo posicionará Melgaço na linha da frente em termos de competitividade no acolhimento empresarial e reforçará a sua centralidade no contexto da euro-região Galiza-Norte de Portugal. Já temos empresas interessadas e está já em andamento o processo de Declaração de Utilidade Pública (DUP) para a segunda e terceira fases desta zona industrial.», refere o autarca de Melgaço, Manoel Batista, considerando que «estes apoios da União Europeia são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento dos territórios. Com este apoio em concreto para a ZEA, Melgaço será um concelho mais competitivo e de maior interesse para os investidores.»

«EUROPA EM MELGAÇO, SABIA QUE?»

A solidariedade europeia está presente no quotidiano de todos, apesar de muitas vezes nem termos conhecimento dos projetos/ações que são possíveis apenas porque há apoios europeus. Neste âmbito, o município, com o apoio do POAT (Programa Operacional Assistência Técnica), lançou uma campanha para divulgar os apoios comunitários que tornaram exequíveis projetos que não seriam possíveis concretizar sem essas verbas. Designou essa ação de sensibilização «Europa em Melgaço, sabia que?».

Através desta, o município tem informado os cidadãos sobre os temas relevantes da União Europeia para o concelho, nomeadamente, quanto à Zona Empresarial de Alvaredo, cujo principal objetivo é contribuir para a competitividade das PME’s e, em particular, dotar Melgaço de uma AAE – Área de Acolhimento Empresarial, capaz de dar resposta à procura existente e potencial e à premente necessidade de incrementar a base produtiva do concelho, contribuir para o aumento da respetiva atratividade e do VAB – Valor acrescentado bruto que aqui se produz, aumentando a relevância regional do concelho em termos económicos. A mensagem principal passa por demonstrar que a UE age no concelho e tem impactos positivos na vida concreta dos cidadãos.